Passatempos

Passatempo Treespotting: solução de outubro

Foto vencedora de Eva Malainho (Braga)

Em outubro propusemos aos nossos leitores mais um desafio: praticar o Treespotting, ou seja, encontrar determinadas espécies de árvores num jardim ou numa rua em qualquer ponto do país. Este foi desafio de outubro:

Quem sou eu?

“Sou uma espécie originária das regiões costeiras da Califórnia, nos Estados unidos da América, e sou muito famosa porque tenho um recorde absoluto: pertence-me a árvore mais alta do mundo, com cerca de 115 m de altura (o equivalente a um edifício de 30 andares!). E, obviamente, vivo muito tempo, vários séculos, podendo chegar aos 2000 anos. Em Portugal, também me dou bem e podem encontrar belos exemplares com mais de 40 m de altura (ainda jovens, só com 100 anos aproximadamente…). Procurem-me na Mata do Buçaco ou no Parque da Pena.

Certamente já me descobriram, mas posso ainda acrescentar que sou gimnospérmica, com folhas muito estreitas e pequenas, verde-escuras aplanadas. Não perco a folhagem totalmente e tenho pequenas estruturas reprodutoras (não são propriamente flores) chamados estróbilos (com pólen) e pinhas (com sementes). A minha casca é avermelhada, muito espessa e fibrosa, para me proteger das condições exteriores.”

Solução da árvore mistério do mês: Sequoia Sempervirens (D.Don) – Sequóia

Vencedor: Eva Malainho

Outros participantes

Parabéns à vencedora e um muito obrigada a todos os participantes.

Não perca o passatempo Treespotting todos os meses na sua Revista Jardins.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar