Ter animais e plantas em casa não é uma combinação impossível. Escolha plantas de interior que não sejam tóxicas e tenha cuidado para manter as plantas sensíveis afastadas das zonas mais usadas pelos seus patudos. Siga os nossos conselhos para ter uma urban jungle onde cães e gatos possam viver.
Veja todos os vídeos aqui.
Porque é que as plantas são tóxicas ?
Embora seja importante distinguir as plantas tóxicas das não tóxicas, é igualmente importante compreender a origem dessa toxicidade e o grau de toxicidade.
As plantas, quando confrontadas com a presença de um predador, têm uma desvantagem face aos animais: não têm como fugir. Isto levou a que as plantas desenvolvessem alguns mecanismos de defesa para dissuadir os ataques dos seus inimigos. A produção e acumulação de substâncias tóxicas para os seus predadores foi uma das principais estratégias desenvolvidas para superar a desvantagem da imobilidade. Desta forma, o efeito indigesto e o sabor intenso (tendencialmente desagradável) que algumas destas substâncias conferem às suas folhas e outros órgãos, pretendem dissuadir os ataques de herbívoros e omnívoros. Não se crê, contudo, que se destinem a provocar a morte do predador. A grande maioria dessas substâncias só se torna uma ameaça real para a saúde dos animais se for consumida em quantidade.
Oxalato de cálcio
Provoca dormência e uma sensação de ardor quando ingeridos. Consumido em grandes quantidades, pode provocar vómitos e diarreia.
Plantas de interior não tóxicas
Há muitas plantas que são perfeitamente inofensivas se forem ingeridas pelos animais. De qualquer forma, para evitar que os animais as trinquem e que fiquem em mau estado, aconselhamos a que as coloquem em suportes ou estruturas suspensas onde eles não cheguem facilmente.
Se tiver plantas tóxicas em casa, pode não ter que se desfazer delas. Basta colocá-las em sítios difíceis de aceder, longe das zonas mais usadas pelo seu animal.
Marantaceas – Calathea e Marantha
Planta-batom – Aechynanthus radicans
Pilea depressa
Planta-aranha – Chlorophytum comosum
Peperomia watermelon
Dracaena spp.
Ripsalis – Rhipsalis spp.
Feto azul – Phlebodium aureum
Orquídeas – Phalaenopsis spp.
Violeta- africana – Saint paulia
Palmeira-bambu – Chamaedorea elegans
Veja também:
Carências nutritivas das plantas: Enciclopédia de Jardinagem #31
Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.