Vídeos

Podas de outono: Árvores

Podar as árvores no outono é muito importante para as manter saudáveis. Isto é ainda mais relevante em algumas árvores que têm dificuldade em cicatrizar. Vamos ensinar como fazer a poda de oliveiras, abacateiros e figueiras.

 

Veja todos os vídeos aqui.

 

Benefícios de podar as árvores no outono

  • Manter as plantas saudáveis e vigorosas;
  • Preparar as plantas para o inverno;
  • Estimular o crescimento na próxima primavera;
  • Prevenir doenças e pragas;
  • Melhorar a forma e estrutura das plantas.

 

Árvores a podar nesta estação

O outono é o momento ideal para começar a podar as árvores que são menos resistentes aos cortes como pessegueiros e figueiras, árvores de folha persistente como as oliveiras e plantas mais tropicais como o abacateiro. Também pode podar macieiras e pereiras para as preparar para a temporada mais fria.

 

 

Oliveira

As oliveiras frutificam ano sim, ano não. Dá flor num ano, mas só dá fruto no ano seguinte. Por isso devem podar-se os ramos que frutificaram.

Por uma questão de simplificação de tarefas e de mão-de-obra, podemos aproveitar para fazer a colheita das azeitonas e a poda em simultâneo. Até porque quem não tem muita prática muitas vezes na hora de podar as oliveiras não consegue distinguir os ramos que frutificaram nesse ano e os que não o fizeram.

Abacateiro

Esta é uma árvore mais tropical, por isso, aproveitamos para podar agora que as temperaturas ainda não baixaram muito e a planta vai ter tempo de cicatrizar antes do inverno.

Figueira

A figueira tem uns ramos tenros com um orifício no meio, logo não deve ser podada quando está muito frio, pois pode sofrer com isso. É uma planta que não gosta, nem precisa de podas radicais.

 

Técnica da poda

  1. Comece por remover os ramos secos, danificados ou doentes.
  2. Elimine os ramos que se cruzam ou crescem para o interior da copa.
  3. Reduza o tamanho dos ramos mais longos para manter a forma desejada.

 

Veja também:

Relvado: Quer que a relva se corte sozinha?

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar