Frutícolas

O abacateiro

Um fruto muito rico em gorduras saudáveis, em vitaminas e minerais, especialmente do complexo B, como as vitaminas B9, B6, B5 e B3, vitaminas K e E.

O abacateiro (Persea americana) é uma árvore de grande porte originária da América Central e do Sul, cujo fruto, com alto teor de gordura monoinsaturada, é cada vez mais consumido pelas suas propriedades saudáveis. O cultivo tem-se espalhado para muitas regiões subtropicais e temperadas, incluindo a Europa, continente no qual a Espanha é a maior produtora. O México é o maior produtor mundial, seguido pela República Dominicana, o Peru, a Colômbia, a Indonésia e o Brasil. Os climas com chuvas abundantes favorecem o crescimento dos abacateiros e o calibre dos frutos. Graças às suas propriedades dietéticas, o seu consumo tem vindo a crescer, e os EUA, a Europa e o Japão importam uma boa percentagem da produção mundial, embora, no caso dos EUA, haja produção própria com significado na Califórnia, estando os EUA entre os dez maiores produtores mundiais.

Cultivo e colheita

Para fins de polinização e fecundação das flores, convencionou-se dividir as cultivares em dois grupos, A e B, sendo que devemos plantar pelo menos uma de cada ou enxertar ambos os grupos num mesmo porta-enxertos para facilitar a fecundação. Além das cerca de 500 variedades, dos grupos A e B, geralmente estas são divididas também quanto à sua origem: mexicana (Persea americana var. drymifolia), antilhana (Persea americana var. americana) e guatemalteca (Persea nubigena var. guatemalensis). Garantir esta polinização assegura frutos de bom calibre e de qualidade. Em Portugal, a produção comercial tem crescido sobretudo no Algarve, onde existem as condições mais favoráveis para o cultivo desta espécie, que é afetada pelas geadas. Contudo, os abacateiros são exigentes em água, e isso deve ser tido em conta antes da plantação, para se fazer uma gestão adequada da irrigação. Do grupo A, destacam-se as variedades ‘Gwen’, ‘Hass’, ‘Pinkerton’, ‘Reed’; do grupo B, as variedades ‘Sharwil’, ‘Fuerte’, ‘Pollock’ ou ‘Bacon’. Hoje em dia já se encontram com facilidade plantas de abacateiro à venda no nosso País. Aconselha-se vivamente a adquirir plantas enxertadas, que iniciam a produção muito mais cedo e de frutos seleccionados. A colheita é feita antes de os frutos caírem, para não ficarem estragados. Deve ser feita com tempo seco e acontece durante a maior parte do ano, graças às numerosas variedades que existem.

Manutenção

O cultivo do abacate exige quantidades consideráveis de água e isso pode ter impacto sobre regiões propensas à seca ou nas quais os recursos freáticos já se encontram sob pressão excessiva. A rega é essencial para que o cultivo nos pomares comerciais seja rentável e os frutos tenham o tamanho desejado e boa percentagem de polpa. Mesmo num quintal ou pequeno pomar, a rega implica a diferença entre frutos de má ou boa qualidade. A poda também é bastante importante para controlar o crescimento de uma árvore que, no geral, é vigorosa, para garantir uma copa mais arejada e equilibrada e uma melhor distribuição dos frutos ou mesmo para eliminar ramos pouco vigorosos, secos ou doentes. A fertilização pode ser feita com estrumes ou compostos bem curtidos, visto que o abacateiro aprecia solos ricos em matéria orgânica, não só durante o plantio, mas depois a intervalos regulares.

Pragas e doenças

Os abacateiros estão sujeitos a diversas doenças bacterianas, fúngicas e a outras resultantes de excesso ou falta de nutrientes. Uma das mais severas é o cancro bacteriano, mas outras como a antracnose, o míldio, o oídio, diversos tipos de podridões e bolores também os atingem. Quanto às pragas, destacam-se a cochonilha, os tripes ou os ácaros. Como com outras culturas, a prevenção é de extrema importância, podendo usar-se produtos como óleo de verão ou calda bordalesa para prevenção e combate das pragas.

Propriedades e usos

O abacate é uma fruta muito rica em gordura saudável e utilizada em muitos pratos culinários, sobretudo nas zonas de origem. Um dos principais usos é em molhos como o guacamole, saladas e pratos salgados, mas também é utilizado em batidos ou consumido ao natural. Também é usado na eleboração de sushi e nalguns pratos vegetarianos, como substituto da carne. Do fruto também se extrai um óleo que pode ser usado para cozinhar e em cru e que também tem utilizações na indústria de cosméticos. As folhas também têm usos na gastronomia de alguns países. Quanto às suas propriedades nutritivas, o abacate, além de ser rico em gorduras saudáveis, possui muitas vitaminas e minerais, especialmente do complexo B, como as vitaminas B9, B6, B5 e B3, vitaminas K e E, sendo pobre em vitamina A. Tem também alto teor de potássio, zinco, manganês, magnésio e fósforo. Devemos ter em atenção que as folhas do abacateiro, a casca, a pele do abacate e o caroço são tóxicos para muitos animais, incluindo algumas aves, cães, gatos, vacas, cabras, coelhos, porquinhos-da-índia, diversos peixes e cavalos.

Poderá Também Gostar