Entre os dias 21 e 23 de julho, a Escola Náutica Infante D. Henrique, em Oeiras, irá receber a 2ª edição do Oeiras Bluetech Ocean Forum. Este evento internacional é dedicado à promoção do investimento na economia azul sustentável e no debate das últimas tendências dos seus modelos de negócio. A sua organização em Portugal reforça o papel do país neste setor.
Com conferências e debates sobre investimento, tecnologia e sustentabilidade, o fórum reunirá líderes empresariais, especialistas e decisores de todo o mundo. A edição deste ano destaca-se pelo enfoque nas mais recentes inovações, nas oportunidades de networking para empresas, investidores e start-ups com especial atenção às suas aplicações práticas nos setores marítimo e costeiro. Com uma localização privilegiada e vista para o Atlântico português, o programa contará ainda com oportunidade de reuniões, encontros informais e sessões de matchmaking, através de agendas personalizadas.
Com a presença de especialistas de renome nacional e internacional, encontram-se confirmados representantes da Comissão Europeia, de Macau, Hong Kong, Países Baixos, Marrocos, de centros de investigação de excelência e de empresas bluetech em rápido crescimento.
Esta edição será um ponto de encontro entre ciência, tecnologia, inovação e políticas públicas que catalisam negócios lucrativos impacto positivo na proteção dos ecossistemas marinhos e no crescimento de setores como as biotecnologias marinhas, a energia renovável oceânica, a robótica subaquática, a gestão da água ou a economia circular aplicada ao mar.
Um dos pontos altos será o dia dedicado ao diálogo CHINA-UE focado em normas de certificação verdes para tecnologias e produtos, organizado pelo International Forum on Clean Energy, da delegação de Macau.
Com a participação de empresas e entidades de referência das várias cadeias de valor do mar – portos, shipping, turismo, energia, alimentar -, o evento congrega fundos de investimento portugueses, europeus e chineses interessados na economia azul, bem como o Blue Pitch, em que 15 start-ups, empresas e projetos de I&D com potencial de mercado se vão promover aos investidores.
O Oeiras Bluetech Ocean Forum 2025 reforça o posicionamento do Fórum Oceano como a entidade da sociedade civil nacional líder na promoção do investimento para valorização da economia azul sustentável e a promoção, cumprindo a sua missão como entidade gestora do Cluster do Mar Português reconhecida oficialmente pelo IAPMEI. O Fórum Oceano conta com a co-organização da Oeiras Valley Investment Agency e do International Forum on Clean Energy – Macau (IFCE). Realiza-se também com o apoio do Município de Oeiras, e conta com os parceiros estratégicos como a Investors Portugal, Platform Zero, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), Oeiras Viva, Oeiras Marina, Estação Náutica de Oeiras e o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.