Ornamentais

Preparar o outono no jardim

 

Sugestões de plantações para fazer depois do verão, mas que deve planear já.

 

Ainda inspirada pelos jardins e plantas que vi no Chelsea Flower Show, deixo aqui algumas sugestões para pôr em prática na próxima estação no seu jardim e até na sua varanda, pátio ou terraço, dado algumas destas plantas funcionarem bem em vaso ou floreira. Pode encomendar algumas delas em vários sites diretamente da Holanda ou do Reino Unido.

 

PEÓNIAS

peónias

No caso das peónias, podem comprar-se as plantas, mas é muito difícil encontrar em Portugal, e o mais fácil é comprarem-se os bolbos ou rizomas das peónias e plantar no outono, garantindo assim que na primavera as plantas já estarão em condições de florir.

Há peónias herbáceas e arbustivas e muitas variedades diferentes, todas elas têm florações de cores maravilhosas e um aroma único. Gostam de solos bem drenados, zonas com muitas horas de sol e regas abundantes; não gostam que os bolbos estejam demasiado enterrados.

Devem colocar-se em zonas protegidas do vento e, no sul do País, devem ser plantadas em zonas de meia-sombra.

 

NARCISOS

narcisos

Há narcisos de vários tamanhos e alturas e tons que vão do branco ao amarelo-claro ou escuro, passando pelo cor de laranja e tangerina. São imprescindíveis num jardim de primavera, e o ideal é comprar de variedades diferentes e fazer vários maciços com eles, misturando-os com as túlipas, os muscaris, os íris e os Allium; não se vão arrepender! Podem ser deixados na terra ou o no vaso de um ano para o outro. Devem ser plantados no outono e, tal como todos os bolbos, devem ser enterrados em pelo menos o dobro do seu diâmetro.

 

Leia também:

Plantas que brilham no outono

 

TÚLIPAS

tulipas

Há túlipas das mais variadas cores, alturas, formas, para todos os gostos. No ano passado, quando estive na Holanda e no Keukenhof, vim fascinada com estas flores maravilhosas, ficam bem misturadas com narcisos, com peónias, com muscaris, etc.

Podem ser plantadas no outono. Mas precisam de frio para que seja quebrada a dormência e germinem. Por isso podem colocar os bolbos no congelador durante uma semana antes de plantar. Podem também optar por plantar já no inverno. O ideal com os bolbos é fazer um escalonamento. Não plantar tudo ao mesmo tempo, para que não entrem em floração em simultâneo.

 

MUSCARIS

muscaris

Uma das minhas plantas bolbosas favoritas, faz um tapete azul inconfundível, mas, para conseguirmos esse efeito, temos de os plantar em grande quantidade e bastante juntos, mas vale a pena tentar! Os bolbos são algo que se consegue comprar barato e em grande quantidade e, se encomendarem já, chegam em setembro ou outubro, podendo ser plantados em novembro, assim que o calor começar a diminuir.

Escolham uma zona onde possam brilhar, uma encosta, uma depressão, e combine-os também com as túlipas, íris e narcisos.

 

ÍRIS

Íris

São uma planta extraordinariamente resistente ao calor e à falta de água e muito bem adaptadas a viver em jardins de clima mediterrânico. Muitas vezes esqueço-me delas. Mas vi-as tão bem usadas nos jardins no Chelsea Flower Show que as recomendo para todos os jardins em Portugal.

Os seus rizomas podem ser plantados na primavera ou no outono e têm a particularidade de não gostarem de serem muito enterrados para florirem em boas condições. Há variedades com cores absolutamente extraordinárias; eu gosto especialmente dos tons pastel e matizados.

 

ALLIUM

Allium

Uma das bolbosas mais espetaculares, quer pela sua altura (pode atingir 1,5 m) quer pela originalidade da sua floração, uma bola roxa exuberante.

Fazem bordaduras verdadeiramente extraordinárias e com uma floração prolongada, que começa na primavera e se pode ir até ao final do verão. Não é exigente em termos de solo, dá-se em solos argilosos, calcários, arenosos, etc., desde que estes sejam bem drenados. Gosta de zonas com muito sol direto. Para se conseguir o efeito de bordadura, devem enterrar-se os bolbos a 15-20 cm e afastar as plantas entre si cerca de 20 cm.

 

AGAPANTHUS

agapanthus

Os agapantos ou lírios-africanos estão em floração desde a primavera até ao outono. São plantas resistentes muito usadas devido às flores azuis ou brancas. Adaptam-se a qualquer tipo de jardim, preferem a meia-sombra e não são tolerantes à geada. Podem ser plantados no outono. Podemos plantar os rizomas, mas é mais fácil se optarmos por plantar a planta já formada, que, no ano seguinte, podemos levantar e dividir. Faz uma bordadura muito bonita à semelhança do Allium, mas com a vantagem de ser uma planta perene e não anual.

 

Leia também:

O fascínio dos bolbos

 

Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar