Inspirações

Sugestões de fim de semana: 16 e 17 de fevereiro

Sem ideias para o fim de semana? Aproveite para tirar um tempo para si e inspirar-se com alguns livros, sites e filmes sobre natureza e jardinagem.

Livros

“A Invenção da Natureza – As aventuras de Alexander von Humboldt”

Autora: Andrea Wulf

Editora: Temas e Debates Círculo Leitores

Edição: 2016, 568 Páginas

Numa altura em que a biologia se misturava com a religião e que as explicações de muitos mistérios naturais eram justificadas pela “vontade e criação de Deus”, nasceu Alexander von Humboldt, um explorador nato com uma curiosidade imensa por tudo o que a natureza lhe mostrava, mas não explicava.

Nesta biografia escrita por Andrea Wulf, ficamos a conhecer Humboldt como muitos outros cientistas e pensadores da época que viveram e foram influenciados pelas suas pesquisas. Humbodt foi o primeiro a ver o planeta Terra como um todo e a interligar muitos fenómenos naturais. Numa época em que os cientistas estudavam em livros e laboratórios, Humboldt ia para o campo, viajava e concluía que plantas, animais, fenómenos climáticos, geologia, vulcões e mesmo os povos reagiam e eram influenciados uns pelos outros. Nada era estático. Tudo fazia parte da natureza!

Este livro faz ainda um retrato da sociedade do séc. XIX e uma descrição de todos os países, culturas e personagens com as quais Humboldt se cruzou.

Muitas das suas ideias eram vanguardistas e nem sempre bem aceites, mas o gosto por ensinar e partilhar os seus estudos fez dele um dos maiores investigadores da época. Este livro vem preencher a lacuna que ficou na história e que o tempo fez esquecer. A autora adianta algumas razões políticas para justificar o esquecimento do mundo de Humboldt, da sua vida e obras de importância vital para o desenvolvimento da ciência e da sociedade em geral.

Esquecer Humboldt não é uma opção e a leitura deste livro é um prazer e um enorme crescimento individual.

Web

Malva Silvestre

No blogue da nossa colaboradora Fernanda Botelho, encontra informação sobre ervas aromáticas, plantas medicinais e especiarias. Pode ainda descobrir as características e qualidades terapêuticas das várias plantas e formas de as utilizar na alimentação e como medicamentos naturais.

16 e 17 de fevereiro

TV & Series

“Jardins Selvagens”(2016)

Realização: Vivienne De Courcy

Inspirado numa história verídica, este filme retrata a história de uma jovem designer paisagista irlandesa, Mary Reynolds, selecionada a concorrer à prestigiada Exposição de Flores de Chelsea (Inglaterra). Nesta mostra anual, organizada pela Royal Horticultural Society (RHS) e orientada para jardins e arranjos florais, Mary procura demonstrar toda a sua garra, valor e credibilidade junto das personalidades da área com a criação de um projeto único. Apresenta assim o “Tearmann sí – A Celtic Sanctuary”, um jardim, onde a Natureza selvagem é associada à mitologia irlandesa.

Contra todas as expetativas, Mary Reynolds torna-se na mais nova vencedora de sempre da medalha de ouro do evento. Uma aventura romântica e real que enfatiza o que há de melhor na Natureza!

Pode assistir ao trailer deste filme aqui.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Com Mariana Ginginha e José Santos

Poderá Também Gostar