Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 14 a 20 de fevereiro

Uma semana em que o sol vai estar presente e as temperaturas subiram, o ideal para nos dedicarmos a tarefas de jardinagem, uma vez que não devemos sair de casa.

A primavera não tarde muito está ai e podemos ir já adiantado alguns trabalhos, plantações e sementeiras.

Nos dias 14. 15 e 16 pode semear as suas folhas

Coentros

Está na hora de semear uma das aromáticas mais apreciadas em Portugal, mas que não é das mais fáceis de manter, é sensível e para termos coentros sempre frescos e saborosos temos de os semear quase todos os meses.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com algumas horas de sol direto. O substrato deve ser adequado a plantas aromáticas. Bem drenado mas com alguma matéria orgânica.

Como semear

Deve ter o cuidado de escolher sementes biológicas bem como um substrato orgânico.

Deve saber a sementeira em local definitivo, se for no jardim ou na horta, faça pequenos regos e semeie em linha. Se for em vaso, faça um furinho ou vários ( consoante o tamanho do vaso) e semeie algumas sementes em cada furo.

As plantas costumam germinar em 3 ou 4 semanas e ao fim de três meses estão prontas a consumir. Até germinarem e quendo são muito pequenos, devem ser regados com um pulverizador e não com o regador.

Como colher e cuidar

Não lhe pode falhar com a rega pois começa logo a murchar. Colha sempre as suas aromáticas cortando os ramos pela base ( de fora para dentro) para a planta se regenerar, os ramos novos nascem normalmente de dentro para fora.

O manjericão é anual e para ter sempre deve semear pelo menos de três em três meses.

Propriedades e benefícios dos coentros

Os coentros são ricos em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês. Além de praticamente não conterem sódio, o coentro faz bem à pele e ao intestino, previne doenças do coração e é um grande aliado para emagrecer.

Nos dias 17 e 18 pode semear ou plantar os seus frutos

Uva-espim

É uma planta espinhosa, pelo que devemos ter algum cuidado no seu manuseio, bem como na escolha do local onde a vamos colocar. Com um sabor ligeiramente ácido, as uvas-espim são transformadas em doces, compotas, tartes e outras sobremesas, bem como numa espécie de vinho.

Condições de cultivo

Dão-se melhor em climas frescos e húmidos, preferindo um solo argiloso, com alguma capacidade de retenção de água.

Como plantar

As novas plantas são sobretudo cultivadas a partir de estacas, embora também possam ser propagadas por sementes. Muitas vezes nos hortos compram-se já as plantas formadas, que só tem de transplantar para um vaso adequado ou para o jardim ou horta.

Manutenção

Além de fertilização, rica em potássio e das podas para estimular o crescimento de novos rebentos, as plantas, por preferirem regiões mais húmidas e frescas necessitam de rega regular durante os meses de verão.

Propriedades medicinais e benefícios da uva-espim

São ricas em vitaminas, nomeadamente vitaminas C, B5 e B6, em minerais como o cobre, o manganês e o potássio e têm um teor de gordura e calorias muito baixo, pelo que são saudáveis, além do já mencionado por conterem também fibras e antioxidantes. 

Nos dias 19 e 20 pode semear as suas raízes 

Rabanetes

Os rabanetes são das hortícolas mais fáceis e mais rápidas de cultivar, por isso a ideal para quem quer cultivar com as crianças. Há muitas variedades de rabanetes mais ou menos picantes ou doces consoante o gosto de cada um. 

Condições de cultivo

Gostam de zonas com sol direto, solos fofos e sem pedras, pH acima de 5,5. Necessitam de regas regulares, nunca deixando o solo totalmente seco mas nunca encharcando.

Como semear

Pode fazer a sementeira em local definitivo em linhas afastadas de 30-40 cm umas das outras.

Propriedades medicinais e benefícios do rabanete

Rico em isocianato que é um composto conhecido por ajudar na prevenção e combate de alguns tipos de cancro. Desintoxicante natural do fígado e dos rins, diurético, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e dos intestinos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar