Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 14 a 20 de janeiro

Continuamos em plena época das podas, principalmente de todas as árvores e arbustos de folha caduca. Pode aproveitar para fazer estacas dos restos de poda nomeadamente das hortênsias, framboesas, groselhas e amoras. Desta forma consegue reproduzir as suas plantas gastando pouco dinheiro.

Esta vai ser uma semana especialmente indicada para se dedicar ao combate das infestantes, choveu bastante e elas começam a germinar em grande escala, está na hora de atacar e removê-las para que não entrem em competição com as suas culturas.

Também é uma boa altura para fazer tratamentos fitossanitários preventivos para combate de formas hibernantes e de outras que possam atacar a qualquer momento.

No dia de lua nova (17 de janeiro) as plantas têm menos resistência a pragas e doenças, pelo que se devem evitar tarefas de sementeira ou plantação.

No dia 14 pode e deve semear ou plantar folhas

O inverno é por excelência a época das couves, uma das minhas favoritas é a couve-frisada (também conhecia por kale), muito usada em batidos verdes e smoothies é igualmente deliciosa estufada, salteadas ou cozida. Esta é uma couve de folha e não de cabeça, muito fácil de cultivar. Semeie já em tabuleiros para transplantar para o exterior no inicio da primavera e continuar a ter esta couve.  É muito resistente ao frio e tolera temperaturas negativas. Muito nutritiva e baixa calorias, ideal para dietas de perda de peso. Rica em vitaminas A, C e K, em ferro, ácido fólico, magnésio, cálcio e fibras. Uma fonte natural de antioxidantes. Ajuda a reduzir o colesterol, previne doenças oculares e fortalece o sistema imunitário.

Couve frisada

Nos dias 15, e 16 plante ou semeie frutos

Esta é uma excelente altura para semear as suas favas, para garantir que as tem cedo, são muito fáceis de cultivar e produzem em bastante quantidade, durante um longo período de tempo. Como leguminosas que são, devem fazer parte da sua alimentação, pois são muitos os benefícios do seu consumo para a saúde. São ricas em proteínas, fibras e vitamina C que é um poderoso antioxidante. São também uma excelente fonte de ácido fólico e manganês, o que é excelente para o coração, sistema imunitário e síntese de glóbulos vermelhos. Combate a depressão, pois são  ricas em dopamina, uma aminoácido que melhora o humor.

Favas

Nos dias 17, 18, 19 plante ou semeie raízes

Uma das hortícolas por excelência para semear nesta época é a beterraba, fácil de cultivar, necessita de solos profundos, bem drenados e com pH entre 6-6,5, o solo deve estar sempre húmido sem estar encharcado. Necessita de pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia. Faça a sementeira diretamente no terreno. Enterre a semente a 1 cm de profundidade, deixa um espaçamento de 30 cm entre linhas e de 10 cm entre plantas. A germinação ocorre em 2 a 4 semanas. A beterraba tem muitas propriedades medicinais e é muito rica em nutrientes, combate a anemia pois é rica em ferro e vitaminas do complexo B. Importante para a saúde dos músculos pois tem cálcio e potássio. Previne o envelhecimento precoce graças à ação antioxidante da vitamina C.

Beterraba

No dia 20 plante ou semeie flores

São muitas as flores que pode semear já para poupar dinheiro na primavera, as lobélias com o sue azul intenso ou as gipsófilas com as suas pequenas flores brancas podem ser boas opções, versáteis e fáceis de cultivar. Semeie em tabuleiros e transplante para o exterior na primavera, quando já tiverem 10 a 15 cm.

Para ter flores já no inverno pode plantar alguns heléboros, as verdadeiras estrelas do inverno. Garantem flor até ao final da primavera.

Heléboros

Combater pragas e doenças e eliminar infestantes nos dias 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20

Como foi referido anteriormente, esta é uma semana especialmente adequada para esta tarefa. Não descuide as suas plantas, observe-as bem e ao mínimo sinal de alteração ataque logo, pois quanto mais cedo se combaterem as pragas e doenças maior será o sucesso. Monde as ervas daninhas para não deixar que estas entrem em competição com as suas culturas, principalmente as que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Nos dias 17,18 e 19 faça as suas colheitas

Muitas são as hortícolas que pode colher agora, nabo, couves em geral, alface, espinafres, agrião, mizuna são algumas delas.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar