Uma semana de outono, com pouca chuva e com temperaturas muito amenas para a época. Excelente semana para semear e plantar tudo o que é desta estação.
No dia 15 deve semear ou plantar flores
Azáleas
Existem muitas variedades diferentes de azáleas, algumas delas híbridos com cores absolutamente fantásticas. Há dois tipos de azáleas, as de folha persistente, que são as que estão agora em flor, que são as azáleas originárias do Japão, são estas de que vamos falar hoje. As de folha caduca são originárias dos América do Norte e da Asia.
Condições de cultivo
São plantas acidófilas, que preferem substratos com o pH ácido, por isso devemos usar este tipo de substrato para garantir que elas se vão desenvolver nas melhores condições.
Em vaso isso é fácil de controlar, se o seu solo do jardim não é ácido, convém analisar e saber o pH do seu solo. Se não for ácido deve juntar um pouco de substrato ácido quando faz a plantação. Com sol muito intenso as azáleas ficam queimadas e podem morrer. Em zonas sem sol nenhum podem florir muito menos, ou mesmo não florir.
Como plantar
As azáleas japonesas preferem zonas frescas de meia sombra, também podem ser cultivadas dentro de casa desde que tenham algumas horas de sol direto, não muito forte.
Se estiver a plantar no jardim, deve fazer uma cova com mais 5 cm mais do que o torrão, se o solo do seu jardim não for ácido, coloque substrato para acidófilas no fundo da cova, se for ácido coloque só adubo (dois punhados de adubo por arbusto), incorporar, plantar e regar.
Em vaso á mais fácil manter o pH do substrato e vamos ver como se faz.
Manutenção
Necessitam de regas regulares, sem nunca encharcar. As azáleas de folha caduca são mais resistente à secura, ao calor e ao sol direto.
Devem ser fertilizadas pelo menos 4 vezes por ano, deve evitar fertilizar nos meses mais quentes (julho e agosto) e nos meses mais frios (dezembro e janeiro).
Vá retirando as flores e folhas secas. Pode a seguir à floração, para manter a forma e garantir florações exuberantes no ano seguinte.
Nos dias 16 e 17 deve semear ou plantar folhas
Chicória
Pode começar já as fazer as suas sementeiras de chicória, há muitas variedades de chicória, uma delas é a branca, também conhecida por endívia. Esta é um herbácea anual da família das alfaces, muito apreciada na culinária francesa, em saladas, sopas e molhos. Caracteriza-se pelo seu sabor amargo, que se intensifica tanto mais quanto maior forem as horas diárias de exposição solar.
Condições de cultivo
Para as cultivar com sucesso deve ter um solo bem drenado, rico em matéria orgânica, temperaturas entre 14-16 ºC, sol direto e regas regulares sem encharcar.
Como semear
Pode semear em tabuleiro ou diretamente no local definitivo, também pode ser facilmente cultivadas em vasos ou floreiras de tamanho grande.
Deve ter o cuidado de mondar regularmente para evitar que as infestantes entrem em competição com as chicórias.
A colheita é feita 50-100 dias após a sementeira.
Propriedades medicinais da chicória
São plantas muito ricas em vitamina A, complexo B, C e D bem como em cálcio, ferro e fósforo. Têm propriedades diuréticas, depurativas e laxativas.
Dica
Muitas vezes as chicórias não são apreciadas pois o seu sabor é demasiado amargo. No entanto há um truque para que não fiquem tão amargas, consiste em pode priva-las de sol durante 15 dias antes da colheita. Tape o centro da planta com um tela, uma vaso ou um prato, se for em vaso coloque num local escuro.
Nos dias 18 e 19 plante ou semeie os seus frutos
Figueira
A figueira é das árvores de fruto mais rústicas e que melhor se adaptam ao clima de Portugal, principalmente nas zonas mais quentes e secas.
Condições de cultivo
É uma árvore que gosta de zonas com muito sol, prefere solos muito bem drenados pois não tolera excesso de água.
São árvores auto férteis, pelo que basta uma só árvore para frutificar.
Como plantar
Para que a figueira cresça e frutifique em boas condições deve fazer-se uma boa cova de plantação muito bem drenada, pode até colocar-se no fundo uma camada de pedras, brita ou argila expandida. Desta forma melhora-se a drenagem e evitam-se doenças que podem surgir na raiz por causa do excesso de água e que podem conduzir à morte das árvores. Conseguem cultivar-se em vaso com alguma facilidade desde que este seja muito bem drenado.
Manutenção
É benéfico podar as figueiras para controlar o crescimento vegetativo e para aumentar a produção de figos. Devem ser fertilizadas pelo menos uma vez por ano, na primavera com estrume bem curtido, composto ou um bom fertilizante orgânico. Devem ser regadas nos meses mais quentes. Normalmente há figos que nascem no inicio do verão, os chamados figos lampos e figos que nascem no final do verão, os figos vindimos. Algumas figueiras podem frutificar duas vezes.
As figueiras necessitam de pelo menos 5 a 6 horas de sol direto e são sensíveis à geada. É uma árvore resistente a pragas e doenças. A colheita dos frutos deve ser feita com cuidado pois são frutos muito sensíveis e que se danificam com facilidade.
Propriedades e benefícios dos figos
Ricos em potássio, ferro, cálcio e fibras. Ajudam a regular a tensão arterial, reduzem o risco de doença cardiovascular. São antioxidantes, retardam o envelhecimento da pele e regulam o funcionamento do intestino
Os dias 20 e 21 são os ideais para semear e plantar raízes
Funcho
Este é um bolbo muito utilizado pelos franceses cru ou assado, a raiz do funcho começa a ter cada vez mais procura em Portugal. Tem um sabor delicado que pode dar um toque especial a saladas e outros pratos.
Condições de cultivo
Gosta de zonas com muito sol, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve. O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Gosta do solo húmido sem estar encharcado.
Como semear
Pode ser semeado diretamente no local definitivo da horta ou podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando têm de 10 a 15 cm de altura. Atenção ao local que escolhe para semear ou plantar, pois é uma planta perene que se pode manter por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura, dependendo da cultivar.
Propriedades e benefícios do funcho
Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores menstruais e de estômago.
De 15 a 18 combata pragas e elimine infestantes
Com as chuvas e a humidade, muitas são as sementes de infestantes que começaram a germinar, para que não façam muita concorrência às suas plantas, é importante remove-las, sachar, mondar e deixar o terreno limpo, são tarefas fundamentais para o sucesso das suas plantações.
As podas de limpeza também ajudam muito na diminuição do aparecimento de pragas que muitas vezes se alimentam de flores e folhas velhas.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.