Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 de janeiro

Mais uma semana de inverno com sol na maior parte do país, as podas devem continuar, principalmente de todas as árvores e arbustos de folha caduca. Nas zonas mais frias do país e onde podem ocorrer geadas, proteja as suas plantas mais sensíveis para evitar que se queimem, pode fazê-lo com a utilização de uma cobertura de solo, utilizando uma manta térmica, ou construindo um pequeno abrigo.

No dia 21 pode e deve semear ou plantar flores

Para quem gosta de roseiras esta é uma excelente época para comprar umas magnificas roseiras em torrão, muito mais baratas do que quando se compram envasadas. Deve plantá-las rapidamente para que o torrão não seque. Aproveite e veja no site da David Austin as rosas inglesas, as rosas antigas e as rosas especialmente perfumadas. Pode encomendar diretamente ou comprar cá em Portugal pois há uma série de viveiros que as têm disponíveis nesta época.

As rosas são imprescindíveis no seu jardim, escolha as suas preferidas.

Para além da sua beleza e perfume as pétalas de rosa também têm propriedades medicinais, são calmantes, relaxantes musculares e aliviam as dores de cabeça e as enxaquecas. Pode preparar uma deliciosa infusão de pétalas de rosa, com 1 l de água e duas colheres de sopa de pétalas de rosas, deixe ferver durante cinco minutos, deixe arrefecer, coe e beba. Também pode usar para limpar a cara ou para a água do banho.

Nos dias 22, 23 e 24 plante ou semeie folhas

Continuamos na época das couves que são de facto uma ótima fonte de fibra, vitaminas e proteínas, cálcio, protegem das doenças cardíacas e cataratas, tem propriedades antioxidantes pois são fonte de vitamina C. Quer seja em sopas, salteados, cozidas ou estufadas são um excelente acompanhamento para pratos de inverno. Pode semear em tabuleiro e/ou plantar todo o tipo de couves, na horta, em floreira ou mesmo em vaso (como a raiz é profunda utilize um vaso com pelo menos 40 cm de altura para que a planta fique equilibrada e se desenvolva em condições). Experimente vários tipos de couve, portuguesa, lombarda, couve-flor ou couves-de-bruxelas.

Nos dias 25 e 26 plante e semeie frutos

Está na hora de semear as ervilhas, essas maravilhosas leguminosas cheias de propriedades nutricionais e medicinais, é um antioxidante natural que combate os radicais livre, ricas em sais minerai, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina A, K, B e C.

Pode semeá-las até fevereiro em local definitivo. Semeiam-se em regos a dois dedos de profundidade e as sementes afastadas dois dedos umas das outras. Deve deixar-se um espaçamento de 2 palmos entre linhas. Quando começam a germinar é altura de preparar o sistema de suporte. Podem usar-se fios de modo a permitir que se segure quando cresce.

 

Nos dias 27 e 28 plante e semeie raízes

O nabo é constituído por 94,5% de água logo é pouco calórico, tem 14 kcal por 100g . No entanto é muito rico em fibra, ajuda o controlo do açúcar no sangue e regula o transito intestinal. É uma excelente fonte de vitamina C e melhora a absorção de ferro. Pode consumir a raiz (cabeça do nabo)  ou as folhas (nabiças). Mobilize e fertilize o solo antes de semear, faça a sementeira direta em linha, com uma distancia entre linhas 10-25 cm. Regue diariamente quando não chove.

Leia também: Calendário lunar de janeiro

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar