Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 de abril

Semana de 21 a 27 de abril

Uma semana em que volta a chuva, mas em que há muito para fazer no jardim e na horta. Está na hora de semear todas as suas aromáticas, hortícolas e herbáceas para que a primavera seja muito florida e colorida.

 

No dia  21 segundo o calendário lunar é o melhor dia para semear flores

Roseiras

Estas flores maravilhosas existem há mais de 37 milhões de anos e são cultivadas em jardins há mais de 5.000 anos, tendo sido as primeiras rosas cultivadas em Damasco na Síria.

As roseiras são das plantas mais amadas pelos amantes de jardins e de jardinagem. Há quem faça coleções e quem seja obcecado por ter sempre mais uma variedade, cor ou aroma. São plantas fascinantes, resistentes e que grande parte delas têm ainda a grande vantagem de ser muito perfumadas. São de folha caduca e gostam de muito sol (pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia), pouco vento, um solo com pH 6,5-7, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Neste momento há uma grande disponibilidade de roseiras nos centros de jardinagem, algumas delas com um porte grande, completamente formadas e cheias de flor. As trepadeiras são as mais resistentes, aromáticas e indispensáveis para ter no jardim, varanda ou terraço.

No cado das roseiras trepadeiras faça uma cova de plantação de 40 cm de largura e profundidade e coloque no fundo da cova composto se tiver ou húmus de minhoca. Deixe-as afastadas 1 metro uma das outras.

Plantar roseiras

 

Roseiras trepadeiras

Propriedades medicinais e benefícios das rosas

A infusão de pétalas de rosa pode ser usada para limpar a pele (a famosa água de rosas) ou pode ser bebida quente ou fria sendo calmante, laxante, anti-inflamatória e depurativa.

Leia também: Está na hora de cuidar das suas rosas!

 

Nos dias 22 e 23   pode plantar ou semear folhas

Erva-cidreira

 

Esta é uma das ervas aromáticas mais apreciadas, mais fáceis de cuidar e mais versáteis. É deliciosa para aromatizar uma série de pratos e bebidas, graças ao seu aroma a limão. Também tem uma serie de propriedades medicinais. É fácil de cultivar no jardim, na horta e também da varanda em vaso.

Condições de cultivo

Prefere locais com meia sombra. Substratos ricos em matéria orgânica e húmidos, sem estarem encharcados. Pode semear todo o ano agora ou aproveitar a primavera para fazer estacas e reproduzir a sua erva-cidreira.

Leia também: As propriedades medicinais da erva-cidreira

Propriedades medicinais

A infusão de erva-cidreira é reconhecida pelas suas propriedades calmantes, pois contém grande quantidade de flavonoides antioxidantes. É também eficaz no combate às constipações.

 

Nos dias 24 e 25 deve semear ou plantar os seus frutos

Um dos frutos mais utilizados na culinária mediterrânica é o tomate! Versátil, delicioso, saudável e muito fácil de cultivar.

Pode já começar a fazer as suas sementeiras de tomate. Deve fazer em tabuleiros ou em pequenas caixas, para posteriormente (abril ou maio) transplantar para o exterior.

Há imensas variedades de tomate, se não tem muito espaço, ou se vai cultivar em vaso ou floreira, opte pelas variedades de tomate-cereja, assim terá uma quantidade de tomate suficiente para consumir, se tem um jardim ou uma horta experimente variedades deliciosas como por exemplo o coração-de-boi.

Tomate

O tomate pode ser consumido de 1001 maneiras, cru ou cozinhado, em sopas ou em sumos e até em sobremesas.

Propriedades e benefícios do tomate

Para além disso tem uma série de propriedades medicinais, é uma excelente fonte de antioxidantes pois é rico em vitaminas C e A bem como em betacaroteno e licopeno, este último é considerado a estrela dos antioxidantes e contribui para a redução do risco de doença cardíaca, reduz o nível de colesterol e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

 

Nos dias 25 e 26 pode semear ou plantar raízes

O nabo é uma hortícola indispensável na sua horta, e é facilmente cultivado em vaso ou floreira. Não exige grandes cuidados de manutenção. Pode consumir a raiz (cabeça do nabo) ou as folhas (nabiças).

Como cultivar

Prefere  solos soltos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deixe uma distancia entre linhas de 10-25 cm. Regue diariamente quando não chove.

 

No dia 26 e 27 pode semear ou plantar raízes

Salsifi e escorcioneira

Há raízes muitos saudáveis, deliciosas e que habitualmente não se consomem em Portugal. No entanto consegue encontrar sementes nas lojas da especialidade e pode semeá-las. O salsifi e a escorcioneira são exemplo disso, parecidas com a pastinaca são fáceis de cultivar e uma boa aposta para ter uma horta gourmet.

Condições de cultivo

Ambas de semeiam em local definitivo, em sulcos entre março e junho. Gostam de zonas com muito sol, regas regulares e terrenos soltos, arenosos sem pedras e obstáculos para que cresçam direitas e saudáveis.

Propriedades medicinais e benefícios da escorcioneira e salsifi

Ambos os tubérculos são ricos em potássio, excelente para os músculos. Ajudam a combater a hipertensão. Ricos em nutrientes e pouco calóricos são excelentes para dietas de baixas calorias. Podem consumir-se cozidos, salteados, fritos, em puré, etc. As folhas da escorcioneira também são comestíveis e deliciosas para as saladas.

 

Nos dias 25, 26 e 27 pode fazer as suas colheitas

São muitas as colheitas que pode fazer nesta época do ano, começam os primeiros morangos, há favas, ervilhas, alfaces, rabanetes, Spring onion, entre muitas outras. Aproveite o feriado da próxima semana para fazer estas e outras colheitas, para que as suas colheitas durem mais, vá colhendo à medida das suas necessidades.

Veja o vídeo: Como plantar uma salada

Leitura recomendada: Passo a passo, Criar um Jardim de Folhas

Fotos: ThinkStock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar