Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 de março

No dia 21 plante as suas raízes

Gengibre

Gosta de solos profundos, enriquecidos e arenosos para plantio no exterior. Em vaso, procure um substrato de boa qualidade nutrido com composto orgânico e estrume de animais.

O gengibre prefere sombra do sol mais forte quando cultivado ao ar livre em climas quentes. Em climas mais amenos, cresça o gengibre em recipientes ou em terrenos com grande exposição ao sol. Dê-lhes alguma sombra parcial durante as ondas de calor do verão.

Muitos tipos de gengibre são resistentes ao frio (-6 ºC) mas nenhum consegue tolerar solos congelados. Na maioria dos climas, esta planta tropical é melhor cultivada como uma planta de vaso durante a primavera e verão.

O fertilizante raramente é preciso quando o gengibre é cultivado como uma planta perene em climas tropicais ou semitropicais. Quando é cultivado em vasos, solo fresco pode ser gradualmente adicionado à medida que mais caules emergem e as plantas ficam mais altas.

Nutrientes orgânicos e minerais ajudam a alimentar as plantas, por isso dê-lhes alimentação regular com um adubo orgânico equilibrado durante a primeira metade do verão, quando crescem mais e produzem novas folhas.

O gengibre deixa de dar folhas novas a partir do final do verão, quando as noites se tornam mais longas. Espere o máximo que puder até colher os rizomas, mas faça-o antes das temperaturas serem demasiado frias e chuvosas. Limpe o solo agarrado e depois enxagúe as raízes com água. Guarde no frigorífico e retire pequenos pedaços conforme necessário na cozinha.

Nos dias 24 e 25 trate das plantas de folha

Cidreira

Se ainda não cultiva erva-cidreira no seu jardim, está na época de começar. Nativa da região do Mediterrâneo Oriental e da Ásia Ocidental, esta erva perfumada cítrica tem sido cultivada e colhida há séculos pelo seu valor medicinal.

A planta é rica em compostos antibacterianos, antivirais, antiespasmódicos e antidepressivos. Desde os tempos antigos, as folhas, caules, flores e óleos de erva-cidreira têm sido usados como tratamentos medicinais para fins como aliviar a ansiedade, ajudar a subjugar a inquietação e promover o sono saudável, aumentar o apetite, aliviar a dor abdominal causada pela indigestão e reduzir a tensão muscular causada pelo stress e esforço.

As plantas de erva-cidreira não são muito exigentes quanto ao ambiente em que crescem. Quase todos os tipos de solo funcionarão para o cultivo de cidreira, mas o solo precisa de ser rico em nutrientes e matéria orgânica e ter boa drenagem.

A erva-cidreira prosperará melhor luz solar plena, mas também pode sair-se bem em locais de sombra parcial. Para jardineiros em climas secos, o plantio de erva-cidreira num local com sombra parcial é recomendado em vez de um que receba sol total devido aos verões muito quentes. Em vez de usar um fertilizante químico, que pode diminuir a força do aroma e sabor das suas ervas, basta adicionar ao solo muita matéria orgânica que enriquecerá os níveis de nutrientes do solo sem saturá-lo demasiado.

A germinação deve ocorrer entre 12 e 21 dias. Semeie as sementes dentro de casa ou em sítio abrigado 6 a 8 semanas antes da última geada na sua área. Depois mova as plântulas para o exterior, espaçando cada planta entre 25 a 30 cm. Dê uma rega profunda após o transplante para facilitar a transição.

Nos dias 26 e 27 cuide das suas plantas de fruto

Papaia

O cultivo de papaia é muito lucrativa entre as culturas de curto prazo nos EUA, Índia, Nigéria, Indonésia, Brasil e México, etc. Esses são os principais países produtores mas, na verdade, a cultura de papaia é popular em todo o mundo.

Gostam de solo argiloso, fundo e rico, com boa drenagem. Esta árvore não gosta de solos frios e húmidos por isso precisa de escolher um local especialmente ensolarado e abrigado em Portugal. Para evitar a podridão das raízes, certifique-se de que a área de plantio tem um bom sistema de drenagem.

Para tirar o máximo proveito de uma papaieira, aplique composto orgânico, mulch e solo numa proporção de 30:10:60.

Plantas tropicais como esta exigem calor durante o ciclo da cultura. Tanto a temperatura do ar como a do solo podem determinar o sucesso da planta e produção de frutos.

Depois de selecionar uma terra adequada, a sementeira é fácil de realizar, geralmente no início da primavera:

Primeiro, tem de preparar o solo num vaso com 10-12 cm de altura. Use a mistura de substrato apropriada e disponha as sementes uniformemente. Mantenha uma distância mínima de 12-15 centímetros na entrelinha e 10-15 centímetros de distância entre duas árvores. Regue moderadamente, usando um regador ou pulverizador.

Nas árvores de papaia plantadas no fim do inverno, geralmente pode colher-se alguma fruta madura após 6 a 8 meses.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar