Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 22 a 28 de setembro

Finalmente o outono deu um ar da sua graça e chegaram as primeiras chuvas, fraquinhas… mas já deu para refrescar um pouco e para nos lembrar que há muito para fazer nesta época no nosso jardim, horta, varanda e terraço.

Deite mãos à obra e comece já a plantar e semear para ter boas colheitas no inverno.

Os dias 22 e 23 são os ideais para semear e plantar flores

Estrela-do-egito

Não conhecia esta planta, mas fiquei rendida, e até falei nela na minha rubrica da RTP da semana passada.

É uma herbácea perene, com 40-60 cm de altura, uma floração que se prolonga até ao final do outono em tons de encarnado, cor-de-rosa e roxo ou branco e que pode ser facilmente cultivada em vasos e floreiras. Atrai muitas borboletas.

Estas flores são uma excelente opção para quem quer um outono cheio de flor, sem ter muito trabalho.

Condições de cultivo

Prefere zonas de sol pleno, necessita de solos férteis, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve ser fertilizada aquando da plantação, e na primavera e verão, pelo menos. Necessita regas regulares, sendo tolerante ao frio. Multiplica-se facilmente por estaca ou semente.

Os dias 24 e 25 são os ideais para semear e plantar folhas

Acelgas

As hortícolas de folha verde escura, são excelentes para o inverno, não deixe de as semear já no outono.

Está na hora de semear acelgas para que nunca lhe faltem no inverno, as acelgas são deliciosas e ficam excelentes salteadas ou em sopa, os caules de várias cores são muito ornamentais para a horta.

Condições de cultivo

É uma planta muito rústica que pode ser cultivada como bianual, ficando no terreno de um ano para o outro, nas zonas mais quentes pode até ficar mais anos, tendo um comportamento de planta perene.

Não é exigente em termos de tipo de solo, mas prefere solos alcalinos. Pode semear em tabuleiros ou diretamente no terreno. Deve transplantar quando tem cerca de 10 cm de altura.

Quando fizer a plantação em local definitivo deixe cerca de 30 a 35 cm entre plantas. Necessita regas regulares para se desenvolver em boas condições, pois gosta do solo sempre com algum teor de humidade. Pode colher só as folhas ou a planta toda.

Os dias 26 e 27 são os ideais para semear e plantar frutos

Pereira

Pode começar a plantar algumas árvores de fruto no seu jardim ou pomar. As pereiras de várias variedades podem ser uma boa opção. Sempre que possível compre variedades tradicionais, deliciosas e completamente diferentes das que encontra nos supermercados e mercearias.

Condições de cultivo

A pereira tal como a maior parte das árvores de fruto necessita de muitas horas de sol direto por dia para frutificar em boas condições.

Quando plantar faça uma boa cova de plantação onde coloca composto e um bom fertilizante orgânico para garantir o bom desenvolvimento da sua árvore de fruto.

Não se esqueça que deve fazer uma boa poda de formação e um acompanhamento da árvore em termos fitossanitários.

Propriedades e benefícios da pera

É uma fruta muito rica em Vitamina C e Vitamina K, tem efeito anti-oxidante e anti-inflamatória. É também muito rica em fibras, principalmente se também ingerirmos a casca. Tem baixo nível calórico sendo excelente para dietas.

O dia 28 é o ideal para semear e plantar raízes

Cenoura

As cenouras são um legume indispensável na horta e muito fácil de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira, são deliciosas e versáteis e também muito saudáveis e fáceis de consumir. A sua ramagem para alem de ser comestível é também muito decorativa.

Condições de cultivo

Para se desenvolverem em boas condições necessitam de alguma frescura, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com profundidade.

Convém ser um deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas.

Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura para além de ser um alimento muito versátil, quer crua, quer cozinhada é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático.

O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Os dias 25, 26, 27 e 28 são os dias ideais para controlar pragas e doenças e combater infestantes

Nesta altura do ano, principalmente agora que as temperaturas estão altas mas já começaram as chuvas de outono, as pragas e as doenças andam por aí e nada melhor do que ataca-las quando ainda estão no inicio.

Deve estar atento a mudanças que possam ocorrer, mudanças de cor das folhas, forma, aparecimento de pintas, manchas, etc.

Sempre que lhe for possível utilize produtos naturais para combater estes problemas, o bicarbonato de sódio é um excelente auxiliar, bem como o vinagre, o chorume de urtiga, a infusão de camomila, a de cavalinha e até o detergente da loiça e o álcool.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar