Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 23 a 29 de dezembro

Nesta semana do Natal provavelmente a maior parte das pessoas não terá grande disponibilidade para atividades na horta ou no jardim. No entanto se estiver de férias e como o tempo vai estar bom, aproveite para adiantar algumas plantações e sementeiras.

Ervilhas-de-cheiro

Os dias 23 e 24 são os ideais para plantar e semear flores

Está na hora de semear uma das minhas flores de época favoritas, as ervilhas-de-cheiro, no jardim dos meus pais e da minha avó nunca podiam faltar, de várias cores e com o aroma mais doce e delicioso que para mim cheira a tardes de verão.

Deve semear já em local definitivo, no jardim, nos canteiros e até em vaso e floreiras. É uma planta trepadeira, pelo que quando começar a crescer deve ser conduzida com tutores, junto a paredes, gradeamentos, etc.

No dia 25 deve plantar ou semear folhas

Pode começar já as fazer as suas sementeiras de chicória. Esta é um herbácea anual da família das alfaces, muito apreciada na culinária francesa, em saladas, sopas e molhos. Caracteriza-se pelo seu sabor amargo, que se intensifica tanto mais quanto maior forem as horas diárias de exposição solar.

Chicória
Como cultivar

Para as cultivar com sucesso deve ter um solo bem drenado, rico em matéria orgânica, temperaturas entre 14-16 ºC, sol direto e regas regulares sem encharcar. Pode semear em tabuleiro ou diretamente no local definitivo, também pode ser facilmente cultivadas em vasos ou floreiras de tamanho grande.

Deve ter o cuidado de mondar regularmente para evitar que as infestantes entrem em competição com as chicórias. A colheita é feita 50-100 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais da chicória

São plantas muito ricas em vitamina A, complexo B, C e D bem como em cálcio, ferro e fósforo. Têm propriedades diuréticas, depurativas e laxativas.

Dica

Muitas vezes as chicórias não são apreciadas pois o seu sabor é demasiado amargo. No entanto há um truque para que não fiquem tão amargas, consiste em pode priva-las de sol durante 15 dias antes da colheita. Tape o centro da planta com um tela, uma vaso ou um prato, se for em vaso coloque num local escuro.

Morangueiro com palha

Nos dias 26, 27 e 28 pode semear ou plantar frutos

Pode começar já a transplantar e a dividir um dos frutos mais apreciados  na primavera e no verão, os morangos. Tenha em atenção que há dois tipos de morangueiros: os remontantes (crescem continuamente entre junho e outubro, são os mais interessantes para ter na horta ou no jardim, ou mesmo em vaso) e os não remontantes (que apenas produzem morangos uma vez entre abril e junho) começam mais cedo mas produzem menos tempo. Pode plantar os remontantes agora no inverno nas regiões menos frias, pois aguentam algum frio, começam a florescer na primavera.

Aproveite para ver: Como plantar morangueiros

Como cultivar

Os morangos para se desenvolverem em boas condições fitossanitárias e para produzirem bastantes frutos necessitam de pelo menos 6 horas de sol direto por dia. Não toleram a secura e preferem um solo com pH entre 5,3-6,5. Se tiverem espaço e quiserem ser autónomos na produção de morangos, devem plantar 30 morangueiros ( para uma família de 4 pessoas). Deixe uma distância entre linhas de 1 m e entre plantas de 50-60 cm. A produção de morangos é melhor se o solo se mantiver fresco e húmido, para tal pode recorrer à utilização de mulching com palha (o nome em inglês strawberry é exatamente por isso “baga da palha”).

Propriedades medicinais e benefícios dos morangos

São frutos pouco calóricos e quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. São também adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos. É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural. Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, um vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.

Alho-francês

No dia 29 deve semear ou plantar raízes

Há hortícolas indispensáveis na horta e o alho-francês é uma delas. Embora muitas pessoas só façam as sementeiras na primavera, podem fazer-se também nesta época.

Como cultivar

Passado dois ou três meses após a sementeira, que deve ser feita em tabuleiros, quando eles atingem 15-20 cm de altura, devem ser transplantados para um lugar definitivo, num local exposto e soalheiro, com terra rica, fértil e com uma boa drenagem. As plantas devem ter um espaçamento de 15 cm entre elas. Devem fazer-se covas profunda (15 cm) e plantar o alho-francês, deixando de fora uns 5 cm de folhas verdes, de maneira que a parte branca seja o maior possível. Para se obterem ainda melhores resultados, vá amontoando terra à medida que vão crescendo.

A colheita, nas variedades mais comuns, pode ser feita mediante a necessidade desde o outono até ao fim da primavera. Para que o alho-francês se solte facilmente da terra, nos meses mais secos, regue abundantemente algum tempo antes de colher.

Propriedades medicinais e benefícios do alho-francês

O alho-francês é muito rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e ácido fólico. Previne acidentes cardiovasculares. Como é muito nutritivo e pouco calórico (cerca de 61 kcal/100 g), é aconselhado o consumo em dietas de perda de peso. A sua utilização é enorme, em sopas, entradas, pratos principais e acompanhamentos.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de dezembro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar