Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 27 de junho a 3 de julho

Nos dias 27 e 28 cuide das suas plantas de folha

Chicória

Chicória, endívia belga e radicchio são variedades diferentes da mesma planta, Cichorium intybus.

A chicória produz uma roseta de folhas verdes que pode ser usada em saladas. A raiz seca e carnuda da chicória pode ser moída e usada como substituto do café.

A endívia belga é cultivada pelas suas folhas verde-pálida e bem enroladas usadas em saladas; em produtores agrícolas especializados, a planta quando está perto da maturidade é ligeiramente podada e depois enterrada em areia húmida e cultivada durante mais umas semanas para criar uma cabeça densa e tenra.

Radicchio ou chicória italiana, é cultivado pela sua roseta de folhas vermelhas largas usadas em saladas; as suas folhas são semelhantes às folhas da chicória normal, mas com sabor mais forte. O radicchio geralmente forma uma cabeça de 7-12 cm de diâmetro.

A chicória é uma planta perene e resistente com uma raiz longa e carnuda, uma roseta de folhas e um caule de flor ramificado coberto com flores azuis pálidas.

A chicória tem dois estágios de desenvolvimento. O primeiro estágio produz a roseta das folhas e a raiz. No segundo estágio, a raiz colhida é enterrada na posição vertical em areia húmida ou solo até produzir um novo broto ou cabeça estreita de folhas verde-branquiçadas e pálidas conhecidas como endívias belgas.

Nos dias 29 a 3 pode semear e plantar novas culturas

Lufa

Uma trepadeira subtropical anual da família Cucurbitaceae, o lufa é uma planta exuberante com folhas grandes, flores amarelas amanteigadas e frutas que se parecem com pepinos gigantes de 50 cm de comprimento.

As frutas jovens e comestíveis — que têm gosto de um cruzamento entre um pepino e uma abobrinha — podem ser colhidas quando têm apenas alguns centímetros de comprimento para fazer batatas fritas, chutneys e sopas.

Quando deixado para amadurecer e secar na planta, o fruto torna-se bastante grande e a polpa comestível transforma-se num esqueleto fibroso, um tecido com pele castanha e sementes pretas duras. Este esqueleto é o que usamos como esponja.

Os lufas não são tolerantes à geada. Colocam-se as plantas jovens num local ameno, caso contrário o sol de verão pode escaldar as folhas jovens sensíveis. Escolha depois um local definitivo protegido onde passe uma brisa leve que possa fortalecer os caules.

As treliças são particularmente úteis ao cultivar lufa porque também ajudam a garantir frutas direitas, que são mais fáceis de descascar e criam esponjas mais atraentes e uniformes. Como as trepadeiras e flores de lufa são tão bonitas (mas também precisam de muito espaço), os jardineiros podem considerar cultivar as belas plantas numa treliça ao longo de um lado da casa ou perto da varanda para darem sombra no verão.

No dia 30 dedique-se às flores e aos arbustos

Girassol

Semear sementes de girassol é uma tarefa rápida e fácil. Se primeiro escolher o local certo e preparar o solo, dará a estas plantas o começo de vida mais forte possível.

Escusado será dizer que os girassóis amam o sol. Procure um local com muito sol para estas anuais de rápido crescimento. Pense no que vai plantar ao redor ou perto dos seus girassóis. A maioria dos girassóis cresce bastante alto e pode fazer sombra a outras plantas. A curta estação de crescimento que dura entre 70 e 100 dias permite o plantio na maioria das regiões do mundo.

Solo bem drenado é essencial. Se o solo for pesado, misture composto. Adicione nutrientes ao solo com um fertilizante completo antes da sementeira. Misture o seu composto e fertilizante na parte superior do solo do seu canteiro ou vaso. Solos levemente ácidos com um pH entre 6,0 e 7,5 são o ideal.

Escolher quando lançar as sementes de girassol à terra requer um pouco de espera. Semeie os girassóis no final da primavera, quando o chão estiver mais quente.

Girassóis diferentes exigem diferentes profundidades e espaçamento, por isso cultivar girassóis a partir de sementes e quão profundo deve plantar as sementes depende sempre do tipo de girassol específico. Em geral, semeie as sementes de girassol a pelo menos 1 cm de profundidade e deixe-as espaçadas cerca de 15 cm de distância.

Se plantar em filas, vai querer deixar 60-90 cm entre cada linha. As plantas devem ser desbastadas passadas algumas semanas para o espaçamento adequado. Se a temperatura do solo for a certa, as plantas de girassol germinam em menos de 5 dias.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar