Tarefas da Semana

Tarefas da semana: de 4 a 10 de junho

A semana de 4 a 10 de junho é, segundo o calendário lunar, excelente para fazer sementeiras e plantações de todas as hortícolas de folha e de raiz, flores e arbustos. O calor já chegou mas ainda pode dar um ar de graça ao seu jardim e horta!

4 a 10 de junho

Rabanetes.

Nos dias 4 e 5 deve semear e plantar raízes 

No verão os legumes frescos ainda sabem melhor, a beterraba cozida em saladas ou assada no forno é uma delícia, porque nãos semear na sua horta? Os rabanetes são essenciais e têm a grande vantagem de crescerem muito depressa, são um aperitivo saudável para almoços ou jantares de verão.

4 a 10 de junho

Hortênsias

Semear e plantar flores e arbustos

Nesta semana os dias indicados para fazer este tipo de tarefa são os dias 6 e 7. Muitas são as flores que ainda pode plantar, as hortênsias, rainhas desta estação, são indispensáveis no jardim. Atenção que estas flores preferem a sombra ou meia sombra, de evitar o sol nas horas mais quentes do dia. Não lhes pode faltar com a água pois não resistem à secura. Se as suas hortênsias forem azuis e se quiser que assim se mantenham, terá de as fertilizar mensalmente com adubo azulador. Para quem tem jardins com muito sol e até expostos a ventos marítimos deve plantar armérias, alecrins ou artemísias, que são muito resistentes.

4 a 10 de junho

Manjericão encarnado.

 Os dias 8, 9 e 10  são os ideais para semear e plantar folhas

No verão as ervas aromáticas sabem melhor! O manjericão é indispensável com o tomate, com o queijo fresco e até com os morangos. Porque não semear manjericão de vários tipos? O manjericão encarnado, o manjericão asiático ou tailandês ou mesmo o aquele que sabe a canela. Em grandes vasos ou em canteiros, invista nesta erva aromática que ainda para mais é um repelente natural para uma série de pragas que podem afetar as suas hortícolas.

A alface cordeira é uma excelente opção para variar da alface tradicional, deliciosa e fácil de cultivar, semeie já.

4 a 10 de junho

Morangos.

Dias 4 e 5 são os melhores para colher

Nesta época do ano muito há para colher. Os pequenos frutos como os morangos, framboesas e mirtilos estão no auge, bem como os limões, os damascos e as cerejas. Na horta, a rúcula, o tomate, o pimento, o alho francês e as curgetes estão frescas e tenras e prontas e colher.

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar