Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 4 a 10 de abril

No dia 4 cuide das aromáticas de primavera-verão

Salsa

A salsa cresce até ao seu tamanho normal na primeira estação e, após as temperaturas frias do inverno, floresce, dá sementes e morre nessa segunda temporada. Se tenciona usar a salsa para uso na cozinha e não para dar sementes, pode simplesmente tratar a planta como anual e plantá-la novamente em cada primavera.

Flores brancas a verde-amareladas crescem em cachos planos chamados umbelas, situados no ápice de caules que crescem até 1,5 m de altura.

Cultive a salsa numa zona com sol da manhã ou sombra parcial à tarde. A salsa cresce melhor onde a temperatura do ar é de cerca de 15-18 ºC. Em regiões quentes no verão, comece o canteiro de salsa ao ar livre no outono e deixe-a começar a crescer durante o inverno.

Tenha a sua salsa em consociação com espargos, milho doce, pimentão e tomate. Diz-se que a salsa repele os besouros de espargos e reduz a ferrugem da cenoura. É melhor cultivar salsa relativamente afastada de plantas da mesma família, como as cenouras, aipo e pastinaca, para evitar polinização cruzada.

Para manter a salsa produtiva, corte todo o comprimento dos caules, cortados na base. Remova os talos de flores que se formam. Pode as folhas mortas conforme necessário para manter a planta limpa. No final da estação de crescimento, corte as plantas para promover novo crescimento.

Ao longo da semana aproveite para fazer várias sementeiras de horta

Grão de bico

O grão de bico é uma cultura leguminosa, que produz sementes comestíveis em seco, sendo ricas em proteínas e fibras e com pouca gordura.

O grão de bico é uma planta herbácea anual curta, de 30 a 70 cm de altura. Alguns genótipos mais altos podem exceder até um metro em condições favoráveis.

As temperaturas ideais são entre 20 e 30 °C durante o dia e 18 ° a 20 °C à noite. Temperaturas acima de 35 °C causam stress durante a floração e o desenvolvimento da vagem.

O grão de bico é melhor adaptado a solos argilosos e de textura média. Prefere um pH neutro a ligeiramente alcalino de 7,0 a 8,0. Cresce melhor em solos bem drenados e não tolera solos húmidos, alagados ou salinos.

O grão de bico é uma planta de dias longos que requer mais de 12 horas de luz para florescer, no entanto, a temperatura é o critério de crescimento mais importante – em áreas de altas temperaturas e falta da água no solo, a maturidade fisiológica é muito acelerada.

A floração do grão de bico é indeterminada, estendendo-se por 60 dias ou mais — flores roxas ou brancas únicas, pequenas são produzidas em racemos axilares e autopolinizadas.

Nos dias 4 e 5 plante as suas hortícolas de fruto

Feijão verde

Antes de cultivar o feijão verde, remova todas as ervas daninhas e detritos da área de sementeira ou plantio. Em seguida, até 20 a 25 cm de profundidade, use o ancinho para quebrar os grandes torrões. É melhor trabalhar o solo do jardim apenas quando estiver seco o suficiente para não colar às ferramentas.

Tente semear quando o solo estiver húmido o suficiente para fazer com que as sementes germinem e cresçam rapidamente.

O feijão cresce melhor quando o solo é bem fertilizado. Espalhe o fertilizante uniformemente pela área e misture-o com a camada superior do solo.

Regue as plantas cerca de 2-3 vezes por semana no tempo seco. Não deixe o solo secar enquanto as plantas estiverem em flor ou a produção será diminuída.

Feijões verdes frescos adicionam cor e variedade às suas refeições. O feijão verde é uma fonte de vitaminas A e C se for cozido por um curto período de tempo. Cozinhe-os até ficarem suaves sem que percam a cor verde brilhante.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar