Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 11 a 17 de novembro

Depois de uma semana chuvosa, o sol voltou e as temperaturas subiram ligeiramente, o verão de São Martinho este ano veio atrasado. Está na altura de plantar roseiras, os bolbos se ainda não o fez e plantas de raiz como o nabo, o alho ou a cebola.

Nos dias 11, 12 e 13 plantar frutos

Segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas, as leguminosas como a fava, a ervilha, a lentilha, o grão e o feijão, deviam fazer parte da nossa alimentação diária (25 g por dia o que equivale a duas colheres de sopa). As leguminosas em geral são uma excelente fonte de proteína e ricas em aminoácidos essenciais.

Está na hora de semear as favas, deliciosas, versáteis e tão típicas da culinária portuguesa. Semeie-as em local definitivo depois de preparar o terreno para esteja leve e solto e incorporar matéria orgânica. Pode semear em linhas afastadas 40 cm umas as outras, e as plantas afastadas 30-40 cm. Quando começarem a crescer devem conduzi-las com tutores pois são trepadeiras.

As favas são ricas em vitamina C um poderoso antioxidante natural, em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do coração, do sistema imunológico e para a produção de glóbulos vermelhos. São ainda um antidepressivo natural pois são ricas em dopamina, um aminoácido que ajuda a melhorar o humor.

As ervilhas, são muito nutritivas, uma excelente fonte de hidratos de carbono e fibra, ricas em vitaminas A, B, C , E e K bem como em minerais como o zinco, potássio, cálcio, magnésio e ferro.

Nos dias 14 e 15 pode e deve semear e plantar raízes

O nabo é uma delas, deve ser semeado em local definitivo a profundidade de 0,5 cm. A germinação é muito rápida, normalmente ao fim de uma semana. Semeie em linhas com afastamento de 30-40 cm entre elas e de 20 cm entre plantas. Tenha o cuidado de ir tirando as infestantes. Pode usar para consumo as folhas (nabiças) ou a raiz (nabo), estes podem ser colhidos 40 a 80 dias após a sementeira. O nabo é da mesma família das couves e da mizuna, nome cientifico é Brassica rapa.

É consumido desde o tempo dos gregos e romanos, pouco calórico e rico em fibras, combate a prisão de ventre e contribui para a saúde do intestino. É anticancerígeno pois é rico em glucosinolatos que quando decompostos no nosso organismo são anticancerígenos naturais. Também é uma fonte de vitamina C e manganês que ajudam a combater os radicais livres.

Nas zonas mais quentes do país pode já começar a semear batata previamente grelada. Depois de sachado o terreno abra regos com 15 cm de profundidade e afastados 40 cm uns dos outros. Coloque fertilizante orgânico no fundo e vá colocando os pedaços de batata com o grelo virado para cima, afastadas 20-30 cm entre si. Historicamente a batata é uma das culturas mais importantes do mundo. Muito nutritiva e rica em vitaminas do complexo B e C bem como em fósforo, ferro, potássio e cálcio. É também uma fonte de vitamina K importante para prevenção de cãibras e de acidentes vasculares. 

Nos dias 16 e 17 pode e deve plantar flores e arbustos

Nesta época do ano as roseiras de raiz nua começam a aparecer no mercado. São uma excelente opção pois são muito mais baratas, há uma grande variedade de rosas inglesas muito aromáticas de produtores como o David Austin. 

Pode plantar as suas roseiras em vaso ou no jardim. Atenção que elas gostam de zonas com muito sol direto e abrigadas do vento. Necessitam de ser fertilizadas quando da plantação, com um adubo especifico para roseiras, e depois só precisam de ser fertilizadas na primavera quando estiverem a iniciar a sua floração.

Devem ser podadas no inverno, quando estão completamente caducas. Nessa altura aproveite para fazer estacas dos restos de poda, para multiplicar as suas roseiras poupando dinheiro.

Aproveite para ver: Vídeo: Plante roseiras com sucesso

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de novembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar