Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 15 a 21 de julho

Mais uma semana de verão com sabor a outono, temperaturas baixas e humidade alta. Pode começar já a fazer as suas sementeiras de flores de época. Desta forma poupa dinheiro e prepara atempadamente a próxima estação.

Romãzeira

Nos dias 15, 16 e 17 plante e semeie frutos

Como este ano não tem estado muito calor, pode começar já a pensar nos frutos que vão brilhar no outono. As romãs são um dos frutos mais típico dessa época, a romãzeira é uma árvore de muito bonita e de pequena dimensão, que pode ter no jardim ou mesmo em vaso. A romãzeira tem ainda a vantagem de estar em flor na primavera e também no verão, inundando tudo com as suas flores cor de laranja.

Plante-a fazendo uma cova de 1 m x 1 m, ou num vaso com pelo menos 40 cm de altura e 50 cm de diâmetro, utilize um substrato para plantas hortícolas. Deve fertilizá-la com húmus de minhoca ou fertilizante orgânico.

Rabanetes

Nos dias 18, 19 e 20 plante ou semeie raízes

Um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina muito rapidamente. Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes. Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia, tem um grande poder diurético o que ajuda no combate a infeções do sistema urinário. É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial. Rico em antioxidantes, previne doenças cardio vasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Prímulas

No dia 21 plante flores e arbustos

As prímulas são das flores mais bonitas para ter no outono e no inverno, no jardim, na varanda ou no terraço. Há de várias cores e pode misturá-las, fazendo verdadeiros tapetes multicolores.

Pode semear em tabuleiros e transplantar para local definitivo quando tiverem 5 a 6 folhas definitivas e 10 a 15 cm de alura.

Gostam de zonas com sol ou meia sombra. Toleram o frio mas são sensíveis a geadas. Gostam de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Necessitam de regas regulares sem excesso de água, para prolongar a floração devemos ir removendo as flores secas e velhas. O seu nome inglês “primrose” vem do facto de ser uma das primeiras flores de primavera em Inglaterra, em Portugal é das primeiras a florir final do outono ou inicio do inverno, pois os nossos invernos assemelham-se às primaveras inglesas.

Nos dias 15 a 16 combata pragas e infestantes

Este ano com as temperaturas mais baixas e humidade no ar, as pragas andam mais ferozes do que nunca. Os caracóis e as lesmas são uma das pragas recorrentes, para os evitar, tenha o seu jardim, varanda ou terraço limpos. Não deixe restos de folhas, troncos, vasos, etc, estes são os locais prefeitos para estes animais se abrigarem durante o dia, uma vez que são pragas noturnas que atacam durante a noite. Evite regar ao final do dia, para que o jardim não fique fresco e húmido, pois eles gostam deste tipo de ambiente. Para acabar com esta praga pode usar um granulado biológico que é muito eficaz e não faz mal , nem às plantas, nem ao solo.

Aproveite para assistir ao vídeo: Como combater lesmas e caracóis

Nos dias 18, 19 e 20 faça as suas colheitas

Quem semeia colhe, e este ano com a chuva quase todas as produções estão atrasadas, mas já há muito coisa que pode colher. Aproveite e colha bastantes aromáticas e aproveite os dias com temperaturas mais altas para as secar. Coloque-as em ramos, atados pelos caules, penduradas de cabeça para baixo num local seco e quente, mas sem sol direto. Deixe-as estar assim pelo menos duas ou três semanas. Depois conserve-as em frascos herméticos e coloque-lhes uma etiqueta com o nome e data. Normalmente conservam o aroma um ano, findo este tempo se não as consumiu deve substitui-las.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de julho 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar