Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 de outubro

Euryops

Uma semana de outono já com chuva e temperaturas da época, é uma boa altura para fazer transplantes de arbustos e árvores, bem como plantar arbustos, sebes e trepadeiras. Pode começar já a fazer uma série de sementeiras de flores de época e de hortícolas para a próxima estação.

No dia 21 pode semear e plantar flores

As flores são sempre uma peça fundamental do jardim, da varanda ou do terraço. Quer sejam de época, de herbáceas ou arbustos perenes, são absolutamente indispensáveis para que o seu outono seja muito florido.

Os euryops são uma espécie de malmequeres com longa e exuberante floração amarela enchiam o espaço de flores amarelas, esta é uma opção muito resistente, até ao ar do mar, e, estão em flor praticamente todo o ano, gostam de zonas com muitas horas de sol direto.

Ciclâmenes

Uma das minhas flores favoritas desta época são os ciclâmenes, gosto deles de todas as cores e dos de flores pequenas e dos de flores grandes. Precisam de um substrato adequada a plantas com flor, zonas de meia sombra e regas regulares.

Veja também: Vídeo: Ciclâmenes, flores de outono

Semear e plantar folhas nos dias 22, 23 e 24

Nesta semana pode e deve semear ou plantar (de preferência pré-plântulas) de folha. As hortícolas de folha são indispensáveis para uma alimentação saudável, agora estamos na época das couves, portuguesa, lombardo, repolho, coração, roxa, etc. Fáceis de plantar e de cuidar, plante-as já para ter couves variadas durante todo o inverno!

Espinafres

Semeie em local definitivo, espinafres, alface, chicória, e rúcula, as suas saladas vão ficar deliciosas, porque no inverno também deve consumir legumes crus em salada. Todas estas plantas se desenvolvem bem em vaso, pode ter na sua varanda ou terraço.

Semear e plantar frutos nos dias 25 e 26

Esta é a época certa para semear as suas favas e ervilhas, frutos deliciosos para pratos de inverno.

As leguminosas segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas deviam fazer parte da nossa alimentação diária (25 g por dia o que equivale a duas colheres de sopa). As leguminosas são uma excelente fonte de proteína e ricas em aminoácidos essenciais. Está na hora de semear as favas e as ervilhas, deliciosas, versáteis e tão típicas da culinária portuguesa. Semeie-as em local definitivo depois de preparar o terreno para esteja leve e solto e incorporar matéria orgânica. Pode semear em linhas afastadas 40 cm umas as outras, e as plantas 30-40 cm afastadas 30-40 cm, quando começarem a crescer devem conduzi-las com tutores pois são trepadeiras.

Favas

As favas são ricas em vitamina C um poderoso antioxidante natural, em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do coração, do sistema imunológico e para a produção de glóbulos vermelhos. São ainda um antidepressivo natural pois são ricas em dopamina, um aminoácido que ajuda a melhorar o humor.

As ervilhas, são muito nutritivas, uma excelente fonte de hidratos de carbono e fibra. São ricas em vitaminas A, B, C , E e K bem como em minerais como o zinco, potássio, cálcio, magnésio e ferro.

Aipo

Semear e plantar raízes no dia 27

Para ter aromas e sabores diversificados na horta, invista em bolbos deliciosos e aromáticos como o aipo. Consomem-se as folhas, os talos e o bolbo e é muito saudável e muito baixo em calorias.

Pode semear o aipo em local definitivo deixando um espaçamento entre plantas de cerca de 20-25 cm. Germina rapidamente e é muito fácil de cultivar. Todas as partes do aipo são comestíveis, caules, folhas e incluindo a raiz que é difícil encontrar à venda em Portugal, daí a importância de o cultivar.

A raiz tem uma aparência feia, mas depois de se retirar a casaca grossa, é um legume branco a fazer lembrar o nabo. O sabor é ligeiramente picante, entre o nabo e a salsa e pode ser consumida crua ou cozinhada. O aipo é um legume muito rico em vitamina K, importante para a saúde dos ossos. É também diurético (ajuda a perder peso), desintoxicante e regulador do cortisol.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de outubro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar