Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 23 a 29 de junho

 

Finalmente chegou o verão! Os dias são maiores, por isso pode aproveitar para jardinar ao final do dia quando está mais fresco. Não descure as regas pois agora que as plantas estão em floração e frutificação precisam de mais água. Também deve fertilizar mensalmente para garantir boas produções.

No dia 23 semear e plantar flores e arbustos

A Agave attenuata, também conhecida por agave-dragão é uma planta tropical, suculenta, originária da América Central, do México e que pode atingir 1,5m de altura. As suas folhas são verdes acinzentadas e emborrachadas, desenvolvem-se em forma de roseta e não têm qualquer espinho como os outros Agaves mais comuns na nossa flora. São plantas ornamentais, fáceis de tratar e de propagar e estão cada vez mais presentes nos jardins em Portugal.

Condições de cultivo

As Agaves são plantas de climas quentes e secos. O solo deverá ser preferencialmente arenoso e com boa drenagem dado que não suportam encharcamento. Preferem ser plantadas com plena exposição solar mas toleram sombra parcial. São pouco resistentes à geada.

Manutenção

As Agaves são plantas que exigem poucos cuidados de manutenção. A rega poderá ser apenas ocasional e nos meses mais quentes. Recomenda-se a limpeza das folhas mais velhas que vão ficando amareladas ou secas. São muito pouco vulneráveis a ataques por pragas e doenças.

Leia também: Economize o seu jardim com suculentas

Nos dias 24, 25 e 26  semear e plantar folhas

Acelga

 

Esta é uma hortícola deliciosa, que se cultiva com grande sucesso nesta época do ano.  Consumia-se tradicionalmente em Portugal e agora voltou a ser utilizada. É excelente para consumir em sopas, salteados ou estufados. Tem um travo picante que dá um gosto especial aos seus pratos. Tem ainda a vantagem de ser uma hortícola muito bonita com os seus caules coloridos, enfeitando a horta de uma forma única!

Condições de cultivo

Uma planta muito rústica e resistente, dá-se bem em qualquer tipo de solo, de preferência alcalino. Não precisa de muitas horas de sol direto, aguenta temperaturas baixas.

Pode semear em tabuleiros e mudar para vasos ou para o sol direto quando atinge 8-10 cm de altura. Quando a plantar na horta deixe 30 cm de distância entre plantas. Quando colher pode optar por cortar a planta toda ou colher folha a folha (opção mais racional e duradoura), colhendo só o que vai consumir.

Propriedades medicinais e benefícios da acelga

Para além de ser muito nutritiva, tem várias propriedades medicinais. É laxante, diurética e regeneradora dos tecidos.

Leia também: Como cultivar beldroegas 

 

Nos dias 27 e 28  plantar e semear frutos

 

Como este ano não tem estado muito calor, pode começar já a pensar nos frutos que vão brilhar no outono.  As romãs são um dos frutos mais típico dessa época. A romãzeira é uma árvore de muito bonita e de pequena dimensão, que pode ter no jardim ou mesmo em vaso.  Tem ainda a vantagem de estar em flor na primavera e também no verão, inundando tudo com as suas flores cor de laranja.

Como cultivar

Plante-a fazendo uma cova de 1m x1m, ou num vaso com pelo menos 40 cm de altura e 50 cm de diâmetro. Utilize um substrato para plantas hortícolas. Deve fertilizá-la com húmus de minhoca ou fertilizante orgânico.

Gosta de zonas com muitas horas de sol direto e deve fertilizar mensalmente nos meses de primavera e verão.

Leia também: Uma romãzeira, uma árvore mediterrânica

No dia 29 plantar e semear raízes

 

Rabanete

Um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina muito rapidamente. Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes. Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

  • Alimento indicado para dietas de baixas calorias.
  • Ajuda no combate à icterícia, tem um grande poder diurético o que ajuda no combate a infeções do sistema urinário.
  • É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial.
  • Rico em antioxidantes, previne doenças cardiovasculares.
  • Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Leia também: Rabanete: ficha de cultivo

No dia 29 combater pragas e infestantes

Embora devam estar sempre atentos ao que se passa, os dias ideais para “atacar” as pragas que infelizmente são muitas, desde lagartas, pulgões, piolhos, aranhiços, etc até às doenças que vão aparecendo. Muito há para fazer, observe atentamente as suas plantas e quanto mais cedo começar o combate, maior será o sucesso.

As infestantes são outra preocupação principalmente quando concorrem com plantas mais pequenas e frágeis, não lhes pode dar descanso!

 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar