Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 25 a 31 de março

Nesta última semana do mês de março a chuva volta a estar presente, mas há muito para fazer no jardim, na horta e no pomar e não podemos deixar atrasar mais as tarefas de primavera, que este ano com toda esta chuva já estão muito atrasadas. É uma semana com um feriado em que pode aproveitar para preparar sementeiras e plantações para esta estação e para a próxima.

Calêndulas

Os dias 25 e 26 são os ideais para semear e plantar flores

São muitas as flores que pode aproveitar para semear, as calêndulas ou maravilhas são indispensáveis na horta ou no jardim, nos seus vários tons de amarelo e encarnado são garantia de floração na primavera, verão e outono.

Pode fazer já a sementeira em tabuleiros ou vasos e transplantar para o local definitivo quando as plantas tiverem 10 cm e/ou 4 ou 5 folhas definitivas. Plante-as com 30 cm de afastamento entre elas.

Estas flores têm a particularidade de abrirem durante o dia e de fecharem durante as noite.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com bastante luz e sol direto, mas toleram viver na meia sombra. Gostam de temperaturas altas e não resistem abaixo dos 3ºC nem à geada. Gostam de solos bem drenados, soltos e ricos em matéria orgânica. Devem ser fertilizadas mensalmente no período de floração e regadas na época de maior calor.

Infusão de calêndula

Propriedades medicinais e benefícios da calêndula

São muito apreciadas pelas suas inúmeras propriedades medicinais e pelo facto de serem flores comestíveis que ficam lindas e saborosas nas saladas.

Têm uma ação adstringente, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e antialérgica. Pode consumir-se em infusões ou em cataplasmas.

Infusão
  • 1 l de água
  • Duas colheres de sopa de flores de calêndulas

Pode beber até duas chávenas por dia.

Ferver a água, colocar sobre as flores, deixar descansar 5 minutos, coar e consumir.

Para além das propriedades anteriores é uma infusão que alivia as dores menstruais

Cataplasma

Amasse flores e folhas e aplique com uma compressa nas zonas de pele afetadas, deixar atuar meia hora.

Brócolos

Nos dias 27 semear e plantar folhas

Há muitas variedades de brócolos, umas que dão mais folhas e outras que dão mais cabeças, o ideal é ter algumas variedades diferentes e semeá-las com um intervalo de 3 a 4 semana para prolongar o período de colheita dos brócolos. Semeie em tabuleiros e transplante para o vaso, floreira, canteiro ou horta quando têm 7-10 cm de altura e 4 ou 5 folhas fortes e bem formadas.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com sol, solos bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica, composto ou humús de minhoca. A colheita é feita quando as cabeças estão com pelo menos 25 cm de largura, corte abaixo do tronco e acima das folhas.

Propriedades medicinais e benefícios dos brócolos

Ricos em vitaminas B2, B3, B5 e C, são importantes na prevenção e tratamento de vários tipos de cancro graças à presença de 3-indol-carbinol. Rica em vitamina K que fortalece os ossos.

Framboesas

Nos dias 28, 29 e 30 plante e semeie frutos

Há cada vem uma maior variedade de framboesas no mercado mas na hora de escolher tenha atenção que há duas categorias: Remontantes

Plantas que florescem abundantemente ao longo de toda a estação (dão menos quantidade de fruto mas durante muito mais tempo): Não remontantes

Florescem uma só vez com grandes quantidades de produção de fruto.

O ideal é ter das duas qualidades, para garantir quantidade ao longo de mais tempo.  As framboesas gostam de zonas com muito sol, solos bem drenados, soltos e com ph 5,5-6,5, se plantar em vaso ou floreira utilize substrato para plantas acidófilas . Opte por plantas de viveiro ou estacas de confiança. Plante-as no inverno afastadas 60-80 cm entre si.

Devem ser podadas no final da frutificação, removendo os ramos que produziram fruto, os tortos, doentes e mal inseridos. Normalmente só produz fruto no segundo ano.

Propriedades medicinais e benefícios da framboesa

Um poderoso antioxidante natural, preventivo de uma série de tipos de cancro. Fortalece o sistema imunitário. Atenua as hemorragias, pode ajudar a diminuir o fluxo menstrual. Alivia as náuseas e pode promover a produção de leite materno.

Smoothie de framboesa e beterraba

Ingredientes

  • Leite de coco
  • Beterraba ralada
  • Xarope de ácer ou mel
  • Framboesas congeladas

Preparação: Coloque na liquidificadora até ficar cremoso, um pequeno almoço saudável e cheio de energia. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja aqui a receita original.

Dia 31 plante e semeie raízes

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve. O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Gosta do solo húmido sem estar encharcado.

Funcho

Como semear ou plantar

Faça fazer a sementeira em local definitivo, no jardim, horta, pois são plantas que não aguentam bem o transplante. Ao escolher o local, tenha em conta que a planta é perene e pode sobreviver por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura.

A plantação em vasos só é possível e estes tiverem pelo menos 30 cm de profundidade, pois o funcho tem um sistema radicular que atinge uma grande profundidade, mas ainda assim é possível cultivá-lo em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.

Tenha o cuidado de remover as infestantes especialmente nos primeiros meses de cultivo.

Para o funcho-de-florença ou a erva-doce-de-cabeça, pode amontoar terra junto das plantas duas ou três semanas antes da colheita, sem cobrir a gema apical de onde surge as novas folhas, para que a base das folhas fique mais branca e com sabor mais suave.

Colheita

A época da colheita das folhas de funcho ou erva-doce pode começar quando a planta está bem desenvolvida, o que varia com a cultivar plantada e as condições de cultivo. Se o objetivo é colher as sementes, o ideal é que as folhas não sejam retiradas até a colheita das sementes. Assim, se quer folhas e sementes, o ideal é que sejam cultivadas plantas para colher as folhas e outras plantas para colher as sementes.

O caule e as folhas são excelentes para temperar peixe, carne e saladas. As sementes são usadas para infusões, bolos, pães e indispensáveis para cozer castanhas.

Propriedades medicinais do funcho

Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores mestruais e de estomago.

Infusão de funcho

Coloque uma colher de sopa de sementes numa chávena de água a ferver, deixe repousar 10-15 minutos, coe e beba ( duas a três chávenas por dia).

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de março

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar