Começa mais um ano e nada melhor do que o iniciar logo com as mãos na terra e muita vontade de cultivar e de mudar alguns hábitos. Semear, transplantar, podar, etc são algumas das tarefas que vai poder fazer durante o mês de janeiro.
Atenção que os dias e as noites estão mais frios e é importante proteger algumas das suas plantas mais sensíveis. Pode cobrir com uma manta térmica, construir um pequeno abrigo ou cobrir a base da planta com palha ou casca de pinheiro.
Aproveite para ver: Como construir uma pequena estufa
Os dias 30 e 31 são os ideais para plantar e semear raízes
Nestes dias aproveite para fazer algumas sementeiras de plantas cuja parte comestível é a raiz, porque não inovar um pouco e semear pastinaca. Esta hortícola era consumida pelos gregos e pelos romanos, antes da introdução da batata. Na Europa era utilizada como adoçante antes da introdução da cana-de-açúcar. Há muitas variedades, umas mais longas e outras mais arredondadas.
Como cultivar
Pode cultivar a pastinaca em solos profundos, frescos e ricos em matéria orgânica, com um pH entre 6-7. Semeie já em tabuleiros ou em local definitivo, fazendo uma sementeira por regos. A germinação normalmente dá-se e duas ou três semanas.
Propriedades e benefícios da pastinaca
A pastinaca tem propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, e digestivas, diminui o colesterol, controla a obstipação intestinal, acalma a tosse e dizem que é afrodisíaca.
No dia 1 deve plantar ou semear flores
São muitas as flores que pode semear, agora para transplantar na primavera, as calêndulas ou maravilhas são indispensáveis na horta ou no jardim, nos seus vários tons de amarelo e encarnado são garantia de floração na primavera, verão e outono. São ótimas plantas companheiras e auxiliares das suas hortícolas e indispensáveis para criar um ecossistema saudável e diversificado.
Pode fazer já a sementeira em tabuleiros ou vasos e transplantar para o local definitivo quando as plantas tiverem 10 cm e/ou 4 ou 5 folhas definitivas. Plante-as com 30 cm de afastamento entre elas.
Estas flores têm a particularidade de abrirem durante o dia e de fecharem durante a noite.
Condições de cultivo
Gostam de zonas com bastante luz e sol direto, mas toleram viver na meia sombra. Gostam de temperaturas altas e não resistem abaixo dos 3ºC nem à geada. Gostam de solos bem drenados, soltos e ricos em matéria orgânica. Devem ser fertilizadas mensalmente no período de floração e regadas na época de maior calor.
Propriedades medicinais e benefícios da calêndula
São muito apreciadas pelas suas inúmeras propriedades medicinais e pelo facto de serem flores comestíveis que ficam lindas e saborosas nas saladas.
Têm uma ação adstringente, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e anti-alérgica. Podem consumir-se em infusões ou em cataplasmas.
Infusão
- 1 l de água
- 2 colheres de sopa de flores de calêndulas
Preparação: Ferver a água, colocar sobre as flores, deixar descansar 5 minutos, coar e consumir. Para além das propriedades anteriores é uma infusão que alivia as dores menstruais. Pode beber até duas chávenas por dia.
Cataplasma
Preparação: Amasse flores e folhas e aplique com uma compressa nas zonas de pele afetadas, deixar atuar meia hora.
Nos dias 2, 3 e 4 pode semear ou plantar folhas
O inverno é considerada a estação por excelência das couves, uma das minhas couves favoritas é a couve-frisada (também conhecida por kale), muito usada em batidos verdes e smoothies é igualmente deliciosa, crua e, saladas, estufada, salteadas ou cozida. Esta é uma couve de folha e não de cabeça, muito fácil de cultivar.
Como cultivar
Semeie já em tabuleiros para transplantar para o exterior no inicio da primavera e continuar a ter esta couve. É muito resistente ao frio e tolera temperaturas negativas.
Propriedades e benefícios das couves
Muito nutritiva e baixa calorias, ideal para dietas de perda de peso. Rica em vitaminas A, C e K, em ferro, ácido fólico, magnésio, cálcio e fibras. Uma fonte natural de antioxidantes. Ajuda a reduzir o colesterol, previne doenças oculares e fortalece o sistema imunitário.
No dia 5 deve semear ou plantar frutos
Se gosta de comer as deliciosas as ervilhas, esta é a época certa para semear essas maravilhosas leguminosas, que deveriam fazer parte da nossa alimentação regularmente.
Como cultivar
Pode semeá-las até fevereiro em local definitivo. Semeiam-se em regos a dois dedos de profundidade e as sementes afastadas dois dedos umas das outras. Deve deixar-se um espaçamento de 2 palmos entre linhas. Quando começam a germinar é altura de preparar o sistema de suporte. Podem usar-se fios de modo a permitir que se segure quando cresce.
Propriedades e benefícios das ervilhas
Estas leguminosas, para além de deliciosas são cheias de propriedades nutricionais e medicinais, é um antioxidante natural que combate os radicais livre, ricas em sais minerai, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina A, K, B e C.
Nos dias 30 e 31 aproveite para fazer algumas colheitas da estação
Há muitas colheitas de inverno que tem agora para fazer, laranjas, limões e tangerinas. Ainda os dióspiros, as couves em geral, a beterraba, a cenoura, etc.
Leia também: Calendário lunar de dezembro e Calendário lunar de janeiro
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.