Notícias

Tudo a postos para os Jardins Abertos — Edição de Verão

É no verão que o sol atinge o seu ponto máximo no arco do céu, trazendo uma maior intensidade luminosa e o aumento das temperaturas do ar. A 8.ª edição do festival que abre os portões dos jardins de Lisboa convida a passeios e piqueniques sob as sombras frescas das copas das árvores dos jardins da capital.

A inédita Edição de Verão do festival Jardins Abertos irá acontecer ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 4/5 e 11/12 de setembro.

Desde de 2017 que a equipa Jardins Abertos, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa e com o alto patrocínio do Presidente da República, promove um evento gratuito com visitas a jardins únicos da cidade e várias atividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental, estimulando a relação positiva com a natureza em contexto urbano. Este projeto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contando mais de 200 000 participações no último ano.

Além do já habitual formato presencial e virtual, a próxima edição do festival traz uma programação diurna e noturna, que permitirá ver os jardins de Lisboa sob outra luz.

Jardins Abertos Verão 2021 Até mais tarde, poderão ser visitados jardins como o Jardim da Procuradoria-Geral da República, a Estufa Fria de Lisboa e o Jardim da Estrela, onde irá decorrer um percurso guiado ao fim do dia. As noites quentes trazem o odor de flores que abrem durante a escuridão, inebriando o ar e assinalando a sua presença a polinizadores noturnos.

Depois do sucesso das últimas edições, a iniciativa Varandas Verdes volta para transformar fachadas de prédios da cidade de Lisboa em verdadeiros jardins. Está aberto um open call para comunidades de vizinhos que partilhem entre si o interesse pela jardinagem e que queiram florir as suas varandas de forma totalmente gratuita, graças ao apoio da Planta Livre.

Em contexto de pandemia Covid–19, o modelo de visita dos jardins e de participação nas atividades irão respeitar todas as normas e orientações da Direção-Geral de Saúde, em vigor à data da realização do festival. Porque a natureza continua presentear-nos com a sua beleza, e não queremos que nos passe ao lado, a equipa do Jardins Abertos convida à participação segura de todos.

Poderá Também Gostar