Decoração

Uma varanda portuguesa, com certeza!

Saiba como ter uma varanda portuguesa com flores para sol e sombra.

Varanda mediterrânica

Varanda mediterrânica

Com um mês passado em festas de Santos Populares, somos inspirados a criar uma varanda com elementos portugueses. Há três elementos decorativos que não podem faltar:

  • Plantas e flores
  • Artesanato típico português (como, por exemplo, cestas de verga, mobília de madeira, cadeiras tradicionais alentejanas)
  • Loiça e os azulejos portugueses

Para conseguir uma varanda com o estilo português, começamos pelas plantas, e a nossa sugestão é investir nas plantas de folhagem verde e numa ou duas espécies de plantas com cor, para manter o espaço simples e alegre ao mesmo tempo. Usar árvores que evoquem ao estilo mediterrâneo é fundamental e podemos recorrer ao uso de uma oliveira, limoeiro ou mesmo um loureiro. Acrescentando a vantagem de estas espécies serem de ciclo de vida longo, as chamadas árvores de folha persistente, dão-lhe a oportunidade de ter uma varanda sempre composta todo o ano. Na primavera, podemos dar palco às herbáceas com flor e assim dar cor à sua “tela”. Com vasos de barro, onde retêm alguma humidade, são várias as opções:

Numa varanda com boa exposição solar: sardinheiras, túlipas, narcisos, petúnias, lavandula, sálvia e alecrim.

Numa varanda com pouco sol ou sem sol: hortênsias, rododendros e azáleas.

Citrinos em vaso

Citrinos em vaso

Mobiliário

Para o bem-estar sentir, a mobília tem de existir. Os padrões são de evitar, opte por uma mobília simples e em tons crus. Se for adepto de mais cor, pode completar o esquema da varanda com as cadeiras tradicionais alentejanas pintadas à mão por artesãos que mantêm os traços tradicionais e culturais da região alentejana, oferecendo um clima autêntico e colorido ao seu espaço. Uma marca onde poderá encontrar o mobiliário típico é a Somodel.

Azulejos

Por fim, um elemento diferenciador de uma varanda portuguesa é o azulejo, um elemento tipicamente português. Se procura uma linha mais clássica, pode encontrar nos Azulejos – d’Orey Azulejos e Antiguidades; se pretender algo mais contemporâneo, a New Terracotta é um bom ponto de partida.

Andorinhas

Entre muitos elementos portugueses, há também as andorinhas de cerâmica, bem conhecidas entre nós. Por isso, as típicas andorinhas serão um perfeito complemento para enfeitar a mesa das refeições em família e amigos ou então para colocar na parede como apontamento para fazer jus a uma varanda de alma portuguesa.

Dica: Junte os amigos e família para uma almoçarada na varanda para prolongar o espirito festivo de arraial e não se esqueça de umas sardinhas bem assadas nem de um belo caldo-verde!

 

Texto: Marta Malheiro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar