Cultivar Bio Hortícolas e Frutícolas

Cultivar na horta: plantas companheiras vs antagónicas

Para cultivar na horta deve ter em atenção as seguintes indicações, essencial para o sucesso das culturas.

Sabe o que são consociações?

As consociações ou associações de culturas são sistemas em que duas ou mais espécies de plantas estão próximas o suficiente para que haja uma interação entre as mesmas. Essas interações podem resultar em consequências positivas ou negativas para as plantas.

Plantas companheiras vs antagónicas

É importante que não coloque as suas plantas aleatoriamente perto umas das outras. Deve ter em atenção que as plantas têm a capacidade de produzir substâncias através da raiz e assim influenciar as plantas vizinhas. O conhecido fenómeno de alelopatia.

As plantas companheiras são aquelas que contribuem para um melhor desenvolvimento das “suas vizinhas”, ou seja, as plantas em redor. Por outro lado, as plantas antagónicas são “má vizinhas”, ou seja, inibem as germinação das plantas em seu redor. Como se não fosse suficiente, ainda podem prejudicar o crescimento destas.  Por isso, é tão importante saber como conjugar as plantas em cada talhão. Só devemos conjugar plantas companheiras. Não se esqueça, ainda, o que pode acontecer quando planta em vaso ou floreira.

Para conjugar plantas de modo a ter efeitos positivos, siga as orientações desta tabela. Este documento mostra-lhe que plantas podem estar próximas umas das outras ou não.

Leia também: Como conjugar plantas na horta 

Poderá Também Gostar