Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 30 de abril a 6 de maio

Maio chegou e com ele os dias maiores e mais quentes. Nesta semana que se aproxima, e que mais uma vez tem um feriado, são muitas as tarefas que pode e deve fazer para que o seu jardim, horta, varanda ou terraço brilhem na primavera e no verão.

Dama-da-noite.

 

Semear e plantar flores e arbustos

Os dias 30 de abril e 1 de maio são os ideais para semear e plantar flores de época e arbustos floridos. Aposte em arbustos aromáticos para o verão como a dama-da-noite (Cestrum nocturnum) ou em roseiras arbustivas ou trepadeiras que começam agora em flor e invadem tudo com a sua cor e aroma.

Manjericão.

 

Semear e plantar folhas

Todas as hortícolas e aromáticas que usamos as folhas são imprescindíveis nesta estação. Semeie já mais manjericão, salsa, coentros, espinafres e muita alface para que não lhe faltem no verão. Aproveite os dias 2 e 3 de maio para executar estas tarefas, pois segundo o calendário lunar, são os dias indicados para o fazer.

Limoeiro.

 

Não se esqueça de semear e plantar frutos nos dias 4 e 5 de maio

Se há época em que apetecem frutos, sumos e saladas é na primavera e verão. Nada como ter um limoeiro, uma lima ou um maracujá para ter sempre fruta acabada de colher.  Para além disso, o maracujá tem uma floração exuberante azul e os citrinos perfumam o seu jardim. Quando os plantar fertilize a cova de plantação com húmus de minhoca. Se plantar em vaso utilize um bom substrato para hortícolas.

Rabanetes.

 

Semear raízes e fazer colheitas

No dia 6 semeie rabanetes, cenouras, nabo ou pastinaca, pois é o dia ideal para semear plantas de raiz. Também este é o dia ideal para fazer algumas das suas colheitas que estejam prontas a ser colhidas.

Fotos: Forest and Kim Starr – Flickr, Pixabay

Poderá Também Gostar