Não se lamente por ter um número excessivo de cantinhos com sobra no seu jardim, embora se trate de locais húmidos. Plantas como estas acomodam-se perfeitamente.
E, melhor, sabem cuidar de si próprias, quase sem ajuda.
1- Lisimáquia (Lysimachia spp.)
Para não ter daninhas. Trata-se de uma planta invasora mas este pequeno detalhe do seu crescimento (que pode controlar com a tesoura de podar de vez em quando) é perdoável porque o esplendor das suas folhas amarelas é tão grande que impede o aparecimento de daninhas.
Por outro lado, não dá problemas e resiste aos desgastes próprios do passar do tempo. Plante em solo profundo e divida a planta quando apresentar menos flores.
2- Impatiens (Impatiens spp.)
Também prospera ao Sol. Tem cápsulas que ao rebentar quando estão maduras disseminam sementes, pelo que é fácil conseguir um tapete florido sem fazer praticamente nada.
Semeie no final do inverno em bandeja ou no jardim depois de passadas as geadas. Se a colocar ao Sol, que também aguenta, regue regularmente, pelo menos uma vez por dia no verão.
3- Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
Conserva a acidez do solo. O branco é a cor típica das hortênsias botânicas mas todos conhecemos as novas macrophylla em tons que vão desde o azul até ao púrpura e que se mantêm em solos muito ácidos.
Mas mais do que isso, o que necessitam é de solo rico em matéria orgânica.
4- Astilibe (A. Arendsii)
Regue em tempo seco. Originárias da China e do Japão, chegam a medir 1 metros de altura e a sua folhagem, verde profunda, é muito decorativa. No verão dá plumas ocas erguidas de pequenas flores em vários tons de branco, vermelho, malva ou rosa.
Os segredos do cultivo são: 30 a 40 cm de separação, sombra ligeira e terra fértil profunda.
Aplique turfa, terra vegetal ou estrume decomposto na primavera e regue em tempo seco. Por último, pode rente no outono.
5- Hosta (H. sieboldii)
Vigie o ataque de caracóis. Nos jardins frescos e com sombra abre a folhagem escultural com nervuras profundas e espigas azuis.
Apenas necessita manutenção e vigilância sobre os caracóis, que devastam a folhagem. Caso não chova, mantenha a planta bem regada.
Leia também: 5 plantas fáceis para locais difíceis: secos em sombra
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.