Nesta época, os jardins encontram-se maioritariamente despidos de folhas ou com o verde de fundo das plantas que mantêm a sua folhagem, como, por exemplo, as coníferas — pinheiros, cedros, abetos e algumas folhosas.
Temos para contemplar as flores das urzes, as estrelas-de-natal, as folhagens encarnadas de algumas plantas, como a fotínia, que pelos seus tons fortes, se distinguem do nostálgico que marca o início do inverno.
Esta é uma quadra mágica em que se prepara e ornamenta o pinheiro de Natal, se apanha musgo para embelezar o presépio e se fazem os arranjos natalícios com o tradicional azevinho e as estrelas-de-natal.
Azevinho (Ilex aquifolium L.)
Arbusto ou árvore perene que pode atingir até 20 metros de altura. De crescimento lento, é originária da Europa Ocidental e Meridional, Norte de África, Ásia ocidental até à China.
Habita preferencialmente em carvalhais e nas margens de cursos de água. Planta frequente em jardins e parques em Portugal continental.
Muito utilizada como ornamento natalício pelos seus frutos vermelhos e carnudos e pelas suas folhas coriáceas (duras), com recortes muito característicos. Tanto os frutos como as folhas são tóxicos.
A sua madeira, devido à dureza, é muito procurada para marcenaria.
Família Aquifoliaceae
Altura Até 20 metros
Propagação Por estaca
Época de plantação Outono
Condições de cultivo Meia sombra ou sombra. Precisa de solos férteis e bem drenados dá-se bem em todos os solos exceto os calcários, prefere os graníticos e siliciosos.
Manutenção e curiosidades Não precisa de manutenção especial. Adubação anual. Pouca rega. Espécie protegida por lei (Decreto-Lei nº 423/1989, de 4 de dezembro).
Urze (Calluna spp.)
Urze é o nome vulgar de diversas plantas da família Ericaceae, dos géneros Erica e Calluna.
Aparecem como espontâneas em terrenos pobres em cal e destacam-se pelas suas flores de cor branca ou cor-de-rosa.
As espécies existentes em Portugal são muito comuns e encontram-se em todo o País, mas aparecem principalmente nas zonas altas de granito a norte. Contudo, esta espécie chega até as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Família Ericaceae
Altura Até 0,4 metros
Propagação Por estaca ou por semente
Época de plantação Qualquer altura do ano
Condições de cultivo Gosta de sol e de solos com boa drenagem, mas com alguma humidade, ricos em matéria orgânica. Prefere solos com alguma acidez. Não gosta de solos secos e precisa de estar abrigada do vento.
Manutenção e curiosidades Não precisa de cuidados de manutenção especiais. Apenas limpeza de folhas, flores e ramos secos.
Fotínia (Photinia x fraseri Dress)
Arbusto de folha perene, originário do Japão e da China. Caracteriza-se por uma folhagem verde com rebentos novos encarnados.
Tem flores brancas na primavera. Pode ser utilizado como arbusto isolado, em sebe talhada ou livre.
Família Rosaceae
Altura Até 5 metros
Propagação Por estaca
Época de plantação Qualquer altura
Condições de cultivo Sol ou meia sombra, solos bem drenados com matéria orgânica e pH neutro ou ligeiramente alcalino.
Manutenção e curiosidades Não precisa de muita rega nem tratamentos especiais. Se pretendermos que acentue a sua folhagem encarnada, devemos podá-lo com frequência.
Estrela-de-Natal (Euphorbia pulcherrima Willd. ex Klotzxch)
Arbusto perene, originário da América Central e México. A floração ocorre no inverno e é de cor encarnada, verde-clara, branca e cor de laranja (brácteas que são folhas mas que parecem flores).
Família Euphorbiaceae
Altura Até 3 metros
Propagação Por estaca
Época de plantação Primavera
Condições de cultivo Prefere meia sombra. Solo fértil e bem drenado. Não gosta de sol direto, nem de frio, e precisa de estar abrigada do vento.
Manutenção e curiosidades Adube e regue-a com regularidade. Depois do Natal, caso tenha a planta em vaso, guarde-a em casa protegida do frio. Plante-a no jardim só no inicio da primavera.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.