Plantas

7 arbustos com flor para qualquer época do ano

Embora possam alcançar grandes alturas, os arbustos enchem de cor as alturas médias do jardim em qualquer época do ano. A nossa seleção é composta por plantas de cores espetaculares e poucos cuidados de manutenção.

1- Camélia

Em terrenos ácidos e húmidos

À saída do inverno, as atrativas folhas verdes da camélia cedem as atenções às flores inconfundíveis. Há quem as compare com as da rosa pelo tamanho e distribuição das pétalas, simples ou duplas, de algumas espécies. Como boa acidófila, não suporta solos alcalinos e requer humidade constante. Junte terra de urze ao terreno no início da época e coloque a planta em Sol-sombra.

2- Medronho

Em Sol-sombra

Este arbusto é completamente decorativo, desde as folhas ovais, ligeiramente dentadas, até aos raminhos de flores brancas, sem esquecer os saborosos frutos redondos e vermelhos de sabor semelhante ao pêssego. Embora resista bem às geadas, convém proteger os exemplares jovens. Prefere Sol-sombra mas suporta Sol pleno e dá-se bem em solo fértil, desde que bem drenado.

3- Loendro

Sol pleno e boa drenagem

É utilizada em jardinagem pela resistência da folhagem perene e a qualidade das flores. Passa a maior parte do ano repleta de cor (branco, amarelo, rosa) porque começa a florescer no início da primavera de forma ininterrupta até final do outono. Para favorecer o desenvolvimento dos exemplares convém podar as extremidades quando são jovens. Pode reproduzir a planta por sementes na primavera ou a partir de estacas semimaduras, no verão.

4- Hortênsia

Protegida do vento

Os terrenos ácidos garantem a produção de hortênsias azuladas e os neutros ou alcalinos a de flores rosas ou vermelhas, embora esta regra possa ser alterada com aditivos. Seja qual for a cor final, neste arbusto destacam-se os magníficos pompons compostos de numerosas flores estéreis. Necessitam protecção junto de uma sebe e solo húmido.

5- Rosa

Muito sol e água

Quando a rosa começa a florescer, dá-se por inaugurada a primavera. À espetacularidade das flores há que juntar o aroma que soltam na maioria das espécies. Folhas dentadas e ramos espinhosos, são outras características desta planta. Preferem estar ao Sol e necessitam solos férteis e húmidos mas bem drenados. Para obter flores de grande qualidade, adube no final do inverno ou início da primavera e pode após a época das geadas.

6- Hibisco

Sol e solo rico em húmus

As flores podem alcançar tamanhos surpreendentes, sobretudo no caso do Hibiscus syriacus ou rosa síria. Necessita exposições a pleno Sol e solos ricos em húmus e bem drenados. Pode os exemplares jovens para favorecer o desenvolvimento.

7- Mahonia

Plantada à sombra

Os raminhos de flores aromáticas da mahonia são apenas parte da sua atração. A outra são as folhas espinhosas. Floresce no final do outono e pequenos frutos azulados revelam mais tarde as flores amarelas. Prefere sombra e solos férteis, frescos e drenados.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar