Lifestyle

Ambiente, Christmasworld e Creativeworld

Home of the Consumers Goods, Messe Frankfurt

 

 

Durante quatro dias (3 a 7 de fevereiro), Frankfurt foi palco do maior evento da Europa de Consumer Goods, e a aposta de juntar estas três feiras num só evento, demonstrou-se ganhadora, o evento foi um Hub de criatividade, novidade, lifestyle, e tendências nestes três setores.

 

A Feira em números

Estiveram presentes 4.561 expositores de dezenas de países diferentes, em 352.950 m2 de exposição, em 12 pavilhões. Portugal teve 95 expositores, muitas marcas de cerâmica presentes como a Vista Alegre, Atlantis e Bordallo Pinheiro, Costa Nova, Costa Verde, Mesa Ceramica, António Rosa Cerâmicas, Molde Faianças, Cerâmica Fonte Nova, Maria  X Sam Baron, Ceramicosta, Ceriart,  algumas de vasos como: Cerâmica da Borralheira, Villacer, Vasicol, Almas Design, algumas de têxtil como Torres Novas, e várias de utensílios de cozinha: Cutipol, Silampos, Dalper, Ivo Cutelarias, etc.

Marcas de grande qualidade, inovação, design que suscitaram muito interesse quer nos compradores quer na imprensa internacional.

A feira foi visitada por mais de 70 nacionalidades e por mais de 154.000 compradores. Foi um evento marcadamente internacional uma vez que 70% dos participantes eram estrangeiros, maioritariamente de países como: Itália, França, Países Baixos, Reino Unido, Espanha, Turquia, Suíça, Grécia e Polónia. O número de visitantes e de nacionalidades foi maior do que o de 2020, no ultimo evento antes da pandemia.

 

Presença portuguesa na Feira

A NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria, além de apoiar e organizar a presença individual de 63 empresas, apresentou-se, pela segunda vez no evento, com o espaço “Made in Portugal Naturally”, que agregou produtos de dezenas de empresas portuguesas presentes na feira. Este espaço foi uma parceria com a AICEP Portugal Global e com o cofinanciamento do COMPETE 2020.

Para Rui Boavista Marques, da delegação da AICEP Portugal Global em Berlim, esta ação foi de extrema importância para a afirmação da marca Portugal e das suas empresas no mercado externo: “No que diz respeito à Fileira Casa o nosso país é líder de exportação em alguns setores, mas este projeto é uma montra do design e de tendências, que permite a nossa afirmação e é um complemento importante ao trabalho que as empresas têm vindo a desenvolver na internacionalização dos seus produtos e das suas marcas”.

 

Ambiente

Com uma enorme oferta a todos os níveis, este anos os setores de Dining, Living e Giving , tiveram um  desafio extra que foi o working, uma vez que foram muitas as pessoas que passaram a trabalhar de casa. O Design aparece funcional, versátil e capaz de responder a várias funções e a vários tipos de espaço.

É muito interessante perceber como há oferta para todos os tipos de gosto e todos os mercados, embora com algumas tendências marcadas ao nível dos materiais reciclados, dos materiais naturais como a madeira, cestaria, ferro. A procura de linhas mais depuradas, peças versáteis, cores neutras e pastel.  Mas com algumas marcas a apostar a cores fortes e contrastantes e em peças statment que só por si fazem a diferença.

Para além de toda a cerâmica, cutelaria, utensílios de cozinha, mobiliário, design, decoração, há todo um setor de aromas para a casa absolutamente extraordinário, com as melhores marcas de velas, ambientadores, etc.

 

Vasos, jardinagem e decoração para o exterior

Neste setor há várias marcas portuguesas dedicadas mais ao mercado da exportação que têm vasos e peças muito interessantes quer para as plantas de interior quer para as plantas de exterior, a Cerâmica Borralheira, a Almas Design, a Cerâmica Fonte Nova, a Vasicol, Cermicosta, etc.

São peças interessantes, quer ao nível do design quer ao nível das cores, da qualidade e da variedade de modelos e de dimensões. No setor internacional também encontrei soluções interessantes nomeadamente os vasos da U-Upcycling que achei muito originais pela cor e forma.

A empresa sueca By Benson, apresenta toda uma gama de ferramentas, roupa de jardinagem, e acessórios, muito originais e de grande qualidade.

Há várias marcas internacionais com oferta de vasos, lanternas, velas, cestos, almofadas, para que os ambientes exteriores se pareçam cada vez mais com salas lá fora. Desde ambientes com inspiração tropical, toscana, mediterrânica, nórdica.

O material de eleição para o mobiliário de exterior é a madeira, tratada de forma natural e usado das mais variadas formas.

 

Novidades e inovação

Um dos momentos altos da Ambiente foi a presença de um dos designers mais conceituados da atualidade Karim Rashid, que estava a fazer a apresentação da sua nova coleção de porcelanas para a marca turca Kutahya.

Ele é uma figura incontornável do design mundial, de nacionalidade egípcia, tendo vivido e estudado no Canadá e vive atualmente em Nova Iorque. Já recebeu mais de 300 prémios e trabalhou em mais de 40 países.

 

Christmasworld

Aqui não falta inspiração para a estação mais bonita e encantada do ano, elevada a um outo nível. É impossível ficar-se indiferente à oferta de produtos que aqui estão disponíveis. Desde as iluminações mais sofisticadas, a animais em tamanho natural automatizados, que cantam, dançam e se movem com naturalidade. Até ás peças mais minimalistas de comércio sustentável.

As iluminações de Natal são aqui elevadas para outro nível e conseguem-se ambientes que de facto nos transportam para a magia do Natal (e nem precisamos de ser crianças), a originalidade e dimensão de algumas das decorações deixam-nos boquiabertos e há de facto oferta para todo o tipo de espaço que se possa imaginar.

No que diz respeito a árvores de Natal e decorações , a oferta é para todas os gostos, dos mais sofisticado ao mais minimal, do mais colorido ao mais básico, do ambiente mais glamoroso de hotel de luxo ao mais rustico a celebrar o abrigo de montanha . Há decorações para todos os gostos: fitas, laços, estrelas, anjos, quebra-nozes, peluches, bonecos, carros, casas, árvores, animais, etc.

 

Creativeworld

Para quem gosta de Arts & Crafts e de DIY, isto é o paraíso onde se podem passar muitas horas , a oferta de materiais diversos, gadgets , ferramentas, utensílios,  instrumentos, etc, é imensa.

Este é um setor que cada vez tem mais adeptos, quer seja o desenho, a pintura, a pintura urbana,  a escrita, o macramé, o tricot, a bijuteria, a bricolage, os bordados, e onde cada vez a oferta é maior para acompanhar as exigências dos consumidores.

Neste setor em particular, é muito importante este tipo de evento, pois de facto as pessoas podem experimentar e ver se os materiais, gadgets, ferramentas funcionam, pois em todos os stands havia demonstrações e a possibilidade de se experimentar.

 

Tendências

O atelier que estuda tendências para a Ambiente fez um estudo muito interessante que já tinha apresentado na conferência de imprensa de lançamento das feiras em que definiu as principais tendências:

  • Unknown beauty + strange and gracious
  • Calming nature_careful + pleasant
  • Lasting ideas_passionate + evocative

1. Unknown beauty + strange ang gracious

Nesta categoria  podemos encontrar um ambiente não convencional de vida familiar, com formas estranhas e bizarras, a procura do que é novo e diferente. Formas que se   destacam  pela sua originalidade e valor artístico, podendo ser surpreendentes , com cores fortes e que chamem a atenção, desde degradés até tons contrastantes. Nota-se um forte fascínio pelas cores fortes e extravagantes e também pela utilização de materiais  transparentes.

2. Calming nature_careful + pleasant

Nesta tendência as formas orgânicas, o respeito pela natureza e pelos seus ritmos e poder são a principal inspiração. Os materiais utilizados são naturais, pedra, metal, madeira, vidro, e também objetos feitos de materiais reciclados pois mais uma vez a sustentabilidade é a palavra de ordem.

A palete de cores aqui é mais suave e natural em tons de pedra, rosa pastel, verde musgo, castanhos argila, são os tons pastel, e os vários cinzentos.

Esta tendência tende a criar espaços que nos façam sentir próximos da calma que a natureza nos transmite.

3. Lasting ideas_passionate + evocative

Esta é uma tendência marcante para quem quer criar espaços de autor únicos com peças que se assumam só por si. Materiais nobres como o mármore, peças com desenho arquitetónico, gráfico,  padrões geométricos, bolas, cubos, cilindros.

A palete de cores vai do azul petróleo ás sombras do violeta, passando pelos amarelos e laranja. Combinações de cores sofisticadas. Materiais naturais e reciclados, objetos modulares, e versáteis, duráveis e funcionais.

Uma tendência a celebrar os ícones clássicos mas reinterpretados para a atualidade.

 

Sustentabilidade

Esteve sempre presente em todo o evento, quer no lançamento dos novos produtos com preocupações ambientais, pois este começa a ser um fator que interfere na escolha dos clientes quando da compra.

Esta é uma feira importante para todos os compradores de pequenas e grandes superfícies comerciais do setor da decoração, incluindo os Centros de Jardinagem, pois há muitas novidades importantes.

 

Estive na feira a convite da Messe de Frankfurt a quem agradeço.

Poderão ler a reportagem completa na próxima edição da revista Jardins.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar