Revista Jardins

Animais amigos do seu jardim

Existe um conjunto de plantas e práticas que naturalmente atraem animais para um jardim.

Dependendo da dimensão do seu jardim e localização do mesmo, animais como as minhocas, as abelhas, as borboletas, os pássaros, sapos, aranhas e lagartos, são benéficos no seu jardim.

No que respeita aos pássaros e borboletas, consulte primeiro junto de uma entidade ambiental local quais são as espécies autóctones antes de selecionar as plantas que irá comprar para o seu jardim.

Existe uma diversidade de espécies de plantas que atraem animais para o seu jardim, principalmente pássaros e borboletas.

Cada espécie de pássaros tem a sua preferência de tipo de plantas para se protegerem, alimentarem e polinizarem.

Há muitas plantas que produzem frutos e bagas que servem de alimento a muitas espécies de pássaros, como é o caso da amora, a groselha e a framboesa.

As borboletas são atraídas por cores vivas e variadas.

Plantas úteis para atrair vida para o jardim

Tome nota

As plantas não só serão importantes para atrair animais como também para lhes proporcionar abrigo e ninho para se reproduzirem, pelo que ao criar um jardim para atração de animais estará a contribuir para a manutenção de espécies de plantas autóctones.

Para que os animais tenham condições para viver, é importante também prever a existência de água, como bebedouros, lagos ou fontes, que deverão estar localizados perto das plantas para onde os animais são atraídos, de forma a sentirem-se protegidos dos predadores.

Outra fonte de alimento para animais como os pássaros são as sementes produzidas pelas ervas e gramíneas.

Se pretender aumentar a população de pássaros no seu jardim, a colocação de ninhos é uma boa solução, em locais do jardim reservados, protegidos dos possíveis predadores.

Existem muitas variedades à venda ou pode também deitar mãos à obra e envolver a família na construção de um.

Cada espécie de pássaro tem um tipo de ninho mais adequado, pelo que sugiro que realize alguma pesquisa para que possa instalar os ninhos mais adequados às espécies que pretende atrair para o seu jardim.

A utilização de inseticidas, herbicidas e outros químicos pode prejudicar a vida dos animais que pretende manter no seu jardim. Procure soluções naturais para o controlo de pragas e doenças.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version