Passo a Passo

Passo-a-passo: Como construir uma caixa-ninho de pássaros

Casa-ninho de pássaros

É extremamente importante ter pássaros nos jardins, uma vez que estes se alimentam de uma série de insetos que podem ser pragas para as suas plantas. Nas cidades há ainda uma série pássaros como piscos, pardais, pintassilgos, chapins, carriças e toutinegras.

Para que os pássaros gostem de estar no seu jardim, é necessário criar condições como instalar, por exemplo, pequenos de bebedouros e comedouros onde eles possam beber e comer, principalmente nos períodos com menos alimento.

Pode colocar mistura de alpistas, restos de migalhas de pão e sementes (desde que não tenham sal nem tenham sido torradas). Também deve ter no seu jardim plantas com bagas, que eles gostam de comer e os insetos também, contribuindo assim para uma maior biodiversidade.

A existência de árvores grandes e trepadeiras cria ótimos esconderijos para os pássaros. Para que os pássaros nidifiquem na primavera, crie caixas-ninho, onde eles possam pôr os ovos e ter as crias protegidas. De seguida, vamos ensinar-lhe a fazer uma caixa-ninho com a ajuda do nosso convidado especial, o José Cardoso da Einhell, especialista em bricolage

Material necessário

  • Madeira 15 mm
  • 16 cm x 22 cm – 1 unid. furo frontal com diâmetro 5,5 cm, 8 cm abaixo do topo
  • 26 cm x 14 cm – 1 unid.
  • 26 cm x 14 cm – 2 unid. com corte inclinado de um dos lados menos 4 cm
  • Base 14 cm x 14 cm
  • Telhado 20 cm x 22,5 cm

Madeira cortada com as medidas mencionadas acima.

Ferramentas necessárias

Passo-a-passo

1. Utilize um lápis e um esquadro para colocar as medidas.

2. Corte todas as madeiras utilizando uma serra circular power x change.

3. Lixe as zonas de corte com a lixadora Mouse/Orbital Power x Change para dar um acabamento mais cuidado.

4. Faça a furação da madeira previamente para facilitar na montagem.

5. Fixe as laterais à base do ninho e as costas do ninho e a cobertura, utilizando uma aparafusadora.

Caixa-ninho

Esta caixa-ninho é especialmente indicada para pássaros como chapins, pardais ou carriças pois tem uma abertura pequena. No caso de pássaros maiores, o procedimento é exatamente o mesmo, só teríamos de fazer uma abertura maior.

A madeira é um excelente material tanto em termos térmicos como de resistência. No final, basta colocar a caixa-ninho num local protegido do sol direto e do vento, sossegado e envolvido pela vegetação.

Devemos verificar se não há pregos salientes, nem cantos afiados ou fissuras onde os pássaros possam ficar entalados. Depois, é só esperar que algum pássaro escolha esta caixa-ninho para sua casa.

Assista ao vídeo deste passo a passo

Com Rita Fonseca

Powered by: Einhell 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar