Não há nada para as crianças como brincar ao ar livre, explorar, descobrir e experimentar em primeira mão o mundo que as rodeia.
Nestas idades é bom proporcionar à criança um espaço seu, da sua “responsabilidade”, onde pode cavar, plantar, regar ou brincar, utilizando diversos materiais disponíveis. Hoje mostramos-lhe como fazer um mini jardim com crianças.
O objetivo é criar no jardim, varanda ou terraço de sua casa um espaço para ser explorado pela criança com a ajuda dos adultos.
Material necessário
Tudo pode ser comprado ou, em alternativa, pode reutilizar objetos do quotidiano: colher de pau, concha, garrafas e garrafões de água vazios (para vasos e regador), copos de iogurte, caixas de madeira.
- Limite do jardim: madeira (tem graça deixar uma entrada!).
- Terra vegetal, caso trabalhemos em floreiras e para plantar em vasos.
- Camada de argila expandida ou pequenas pedras (drenagem no fundo das floreiras).
- Plantas à vossa escolha.
- Ferramentas de criança.
- Regador de criança.
- Diversos materiais lúdicos à vossa escolha.
Como fazer
1. Escolher um espaço com exposição solarenga ou meia sombra, de dimensão entre 1 a 2 metros quadrados.
2. Delimitar esse espaço. Ex: toros ou tábuas de madeira deitados sobre o terreno e fixos com pequenas estacas verticais. Existem kits já preparados que se montam e colocam sobre o terreno. Em terraços ou varandas teremos que optar por floreiras de alguma dimensão.
3. No jardim trabalharemos diretamente sobre o solo; em terraços ou varandas teremos floreiras com uma camada de material drenante, preenchendo a floreira com terra vegetal até 2 cm do bordo.
4. A partir daqui pode explorar com a criança tudo o que a nossa imaginação e vontade quiser, de forma adequada à sua idade, desenvolvimento e curiosidade.
Podem-se explorar
Cores e cheiros
Plantar em vaso algumas espécies perenes aromáticas (alfazema, alecrim, tomilhos vários, hortelã, etc.) e/ou herbáceas com flores coloridas (gazânias, lantanas roxas ou amarelas, verbenas, etc.).
Texturas
Num passeio ao campo podem-se recolher materiais (do chão, não retirar partes de plantas vivas): folhas e/ou caruma, pequenos troncos, paus, bocados de cortiça, pedras com dimensão segura para que a criança não as ponha na boca.
Com estes materiais podem ser feitas construções, decoração dos vasos e do próprio espaço, fazer etiquetas com o nome das plantas ou com desenhos, dependendo da idade da criança (fotos 8, 9 e 10).
Casinhas para bichos
As crianças adoram ver, tocar, observar pequenos animais que vivem nos jardins. Os animais do jardim/solo, gostam de ambientes escuros e húmidos: minhocas, pequenos escaravelhos, marias-café e outros.
Um pequeno tronco serve para fazer a sua casinha, pode pintar uns cacos de cerâmica e colocá-los com a parte côncava para baixo de forma a criar condições que atraiam estes bichos.
Outros materiais
Formas, caixinhas e/ ou vasos que se podem pintar, cata-ventos, moinhos de vento, etc.
Fotos: Marta Vassalo Monteiro
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.