Decoração

Casas de insetos

Saiba como fazer uma pequena casa para atrair os insetos polinizadores para o seu jardim, hortas ou pomares.

Porquê casinhas de insetos? Porque os insetos desempenham um papel muito importante para o equilíbrio ecológico do ecossistema; sem alguns deles, como as abelhas, a polinização não ocorreria, colocando em causa a obtenção de frutos nos nossos pomares ou hortas.

Como apareceram as casas de insetos

As referências ao conceito de criar casas de insetos remontam ao início da década de 1990, com o intuito de criar condições para a instalação de insetos que estavam a ficar com fortes restrições à sua existência por falta de habitat adequado, essencialmente devido ao uso abusivo de pesticidas e inseticidas.

Na situação de hortas e pomares, os insetos que nos interessa atrair e contribuir para a sua reprodução são aqueles que designamos por auxiliares, isto é, insetos que pela sua ação ajudam principalmente no processo de polinização e/ou são predadores daqueles que consideramos “pragas”.

As joaninhas, por exemplo, quer na fase larvar quer na fase adulta, são auxiliares predadores, comendo muitos afídeos, vulgo piolhos, cochonilhas, moscas-brancas, entre outros. As abelhas melíferas e as abelhas solitárias são sempre excelentes polinizadoras.

Também as vespinhas, e note que há inúmeras espécies muito pequenas que até passam despercebidas, são também solitárias e são frequentemente auxiliares predadoras.

Numa situação de parque com carácter mais ecológico, sem que haja preocupação na obtenção de frutos ou legumes, todos os insetos são bem-vindos, independentemente de serem considerados auxiliares ou praga.

As borboletas, por exemplo, têm uma parte do seu ciclo de vida, na forma de lagarta, em que são consideradas praga por comerem a folhagem das plantas, mas, depois, têm outra, quando borboletas aladas, que contribui para a polinização. Todos os insetos, independentemente de serem apelidados de auxiliar ou praga, fazem e são parte do ecossistema, contribuindo de forma essencial para o seu equilíbrio.

Através dos materiais escolhidos para a construção das casas de insetos, da sua dimensão e do local onde as colocamos, assim iremos atrair grupos distintos de insetos. Nas hortas e pomares, interessa-nos contribuir para a presença de joaninhas, abelhas solitárias, vespinhas solitárias e crisopas.

Assim, o ideal será termos as casinhas elevadas em relação ao solo e usar madeiras de folhosas, furadas, e canas ou bambus, com apenas uma entrada para as joaninhas, abelhas e vespinhas, e rolinhos de cartão para as crisopas.

Na situação genérica, sem especificar os insetos a atrair, podemos colocar as nossas casinhas pousadas no solo e usar todo o tipo de materiais, o mais variado possível, para assim atrair uma maior variedade de insetos madeira, pinhas, cartão, palha, pedrinhas, cacos de barro, etc.

MATERIAL NECESSÁRIO

  • Uma caixa ou estrutura já previamente construída, por exemplo, aproveitar caixa de fruta ou caixa de madeira do vinho, uma lata, etc. ou, em alternativa, construir a sua própria estrutura da casa com um material de preferência natural;
  • Em função dos insetos que quiser atrair: tronquinhos de madeira, canas, bambus, pinhas, cartão, palha, pedrinhas, cacos de barro, etc.;
  • Serrote para cortar os troncos (com aproximadamente 5 cm);
  • Berbequim para furar os troncos de madeira;
  • Cola para segurar os materiais – use uma cola o menos sintética possível ou que, pelo menos, não tenha um cheiro forte.

COMO FAZER USANDO UMA CAIXA DE VINHO

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar