Este é um tipo de relva muito resistente a altas temperaturas e com necessidades de água menores do que uma relva tradicional.
Existem muitas espécies de relva e dividem-se em dois grandes grupos, as relvas de clima frio (C3) e as relvas de clima quente (C4); muitas vezes a questão mais difícil será escolher, uma vez que estamos numa zona
de transição e temos temperaturas frias e quentes ao longo do ano.
Aqui irei falar da Zoysia, um tipo de relva que é desconhecida para a maior parte das pessoas em Portugal, uma vez que a sua comercialização é feita quase exclusivamente em tapete e só no ano de 2018 é que começou a produção desta espécie no nosso País, estando pronta na primavera para o mercado nacional.
Características da Zoysia
A relva Zoysia tenuifolia é realmente excecional no que toca à resistência a altas temperaturas e ao reduzido consumo de água, podendo ser usada com grande sucesso em jardins, campos de golfe e campos de futebol.
Tipo de solo
Adapta-se bem em solos arenosos e argilosos, propaga-se por estolhos e rizomas, possui elevada resistência à erosão.
Temperatura e rega
Tolera bem as altas temperaturas e requer pouca água e em situações de impedimento de rega — quer por falta de água ou falha do equipamento de rega, a relva recupera bem.
A tolerância a águas salobras ou salinidade no solo é bastante boa.
Exposição solar
Muitas vezes, um dos pontos mais marcantes aquando da escolha de um tipo relva a usar é a existência ou ausência de zonas onde a relva ficará à sombra.
No caso da Zoysia, temos a grande vantagem de podermos usá-la em ambas as situações (sol e sombra), pois apresenta boa tolerância tanto a zonas de sol intenso como a zonas que estão à sombra.
Dormência
Poderá entrar em dormência, parar o crescimento e dar-se o amarelecimento das folhas com temperaturas de solo inferiores a 10-12 ºC, dependendo da variedade – Zeon, L1f, Empire.
A variedade Geozoysia tem boa resistência ao frio, pelo que não perde a cor de inverno.
Manutenção
É uma relva que recupera bem do desgaste embora lentamente.
Quanto ao corte, depende da finalidade a que se destina, podendo ser cortada com regularidade, por exemplo semanalmente e temos uma superfície lisa.
Se optar por um corte mensal ou ausência de corte, a relva apresentará algumas irregularidades, conferindo um aspeto que parece almofadado, com altinhos e depressões.
Forma relvados densos, o que impede a entrada de ervas daninhas e requer poucos fertilizantes.
ZOYSIA, UM TIPO DE RELVA QUE É DESCONHECIDA PARA A MAIOR PARTE DAS PESSOAS EM PORTUGAL, uma vez que a sua comercialização é feita quase exclusivamente em tapete.
A Zoysia tenuifolia é uma relva com folha de cor escura, textura fina e de aspeto estético muito apelativo, de manutenção muito baixa, amiga do ambiente com pouco consumo hídrico.
É a relva que no presente se apresenta como alternativa sustentável nos relvados da Península Ibérica e no mundo, nas zonas de transição e de clima quente.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.