Plantas

Conheça a Tillandsia bergeri

É uma das mais fascinantes plantas aéreas e também uma das mais resistentes.

A Tillandsia bergeri é uma planta muito presente nos pátios e jardins em Portugal, que é considerada das plantas aéreas mais resistentes e fáceis de cuidar, é também das plantas aéreas mais difundida na península ibérica.


Descrição

Se mantida em colónia, esta planta forma grandes bolas. São chamadas no seu local de origem claveles-del-aire, pela semelhança das suas folhas com as do craveiro. As suas flores são brancas, matiza das de lilás. Floresce normalmente em abril-maio. Cuidados de cultivo Muito resistente, quase não necessita de cuidados de manutenção. Deve ser bem regada durante a primavera e verão.


Curiosidades

Ao visitar a bela povoação de Santillana del Mar, na Cantábria, podemos observar grandes bolas de Tillandsia bergeri penduradas nas varandas de muitas casas. Esta é uma tradição local de embelezamento da vila e acolhimento dos novos habitantes que se iniciou há muitos anos e que tornou este local ainda mais único e emblemático.

Nos primeiros dias em que os novos habitantes ocupam a nova casa, os vizinhos oferecem como presente de boas-vindas esqueches (pés) do seu clavel-del-aire ao novo vizinho, que o pendura na sua varanda ou janela. Fortalecem-se assim os laços comunitários e embeleza-se a vila.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar