Inspirações

Cultive esta ideia: Faça os seus germinados

Germinados no prato

Os germinados pode ser um bom contributo para uma alimentação saudável.

O que deve saber

As sementes germinadas têm um elevado valor energético e tónico. Recomenda-se a sua utilização regular por todos, podendo ser consumidas em qualquer refeição, ao natural, em saladas, em sopas, incluídas em batidos, acompanhando legumes ou em sanduíches… Em pequenas quantidades! Ao germinar, alguns nutrientes dos cereais e das leguminosas multiplicam-se. Num grão de trigo, a vitamina C é praticamente inexistente, mas, uma vez germinado o grão, o teor aumenta centenas de vezes.

Sementes que pode utilizar para fazer germinados

  • Sementes pequenas: alfafa, mostarda, gergelim, couve-rábano, etc.
  • Cereais: trigo, arroz, centeio, cevada, milho, aveia.
    Leguminosas de casca mole: lentilha, feijão-mungo, feijão-azuki.
  • Leguminosas de casca dura: grão-debico, ervilha, soja amarela.
  • Sementes produtoras de muco: agrião, linhaça, manjericão, rúcula.
  • Sementes de casca indigesta: girassol, trigo-mourisco ou trigo-sarraceno, abóbora, amêndoa.

Importância dos germinados e dos microvegetais

O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, pelo que os rebentos causam menos flatulência do que os grãos que lhe deram origem. Os rebentos são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro e enzimas e proteínas.

Material

  • Germinador
  • Recipiente não furado
  • Sementes biológicas para uso alimentar

Como fazer

  1. Colocar uma quantidade de sementes num recipiente não furado (taça, prato fundo) e colocar água, preferencialmente de fonte ou mineral;
  2.  Deixar demolhar durante seis a 24 horas;
  3. E scorrer a água das sementes e enxaguá-las com água corrente e escorrer;
  4. Colocá-las no germinador e colocar num local à sombra ou num armário com luz, arejado e não muito frio. Duas vezes por dia deve passar as sementes por água corrente, deixá-las escorrer e voltar a colocar no local de germinação;
  5. Ao fim de 3-5 dias, os germinados serão já bem visíveis. Neste momento, já podem ser utilizados, mas, se esperar seis ou sete dias, tornar-se-ão rebentos bastante maiores e mais enriquecidos.

 

Com Teresa Chambel.

Fotos: Shutterstock

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