Já pensou em divertir-se com as suas crianças a cuidar do ambiente, a estimar a natureza e a apreciar os legumes que comem?
Só precisa de uma janela ensolarada onde possa colocar a pequena obra que as crianças vão acompanhar e ajudar a crescer.
É tão fácil! Pôr as mãos na terra, mexer na água, pintar vasos feitos com materiais reciclados, semear e plantar legumes, que mais tarde podemos transplantar para o jardim/horta ou para vasos maiores no exterior, é a atividade que proponho este mês.
Quando colocamos uma semente na terra, o que ela precisa para formar uma planta é de água, ar e de uma temperatura adequada. Com estas condições, a água vai entrando na semente e esta vai inchando até conseguir romper a sua “casca”, começando a formar o que vai ser a futura raiz (radicula).
A radícula começa a crescer em direcção ao solo, onde vai beber a água com os sais minerais de que precisa, para continuar a crescer e a desenvolver o caule e as primeiras folhas. ao continuar a crescer, esta jovem planta vai tornar-se adulta e dar flores que produzem frutos e mais sementes, para dar continuidade à vida da sua espécie.
Materiais necessários
- Recipientes furados na base
- Pedrinhas ou Leca® para colocar no fundo do recipiente
- Composto orgânico
- Sementes e/ou plantas jovens
- Pulverizador para a água
Espécies a semear
Agriões, alfaces, cenouras, coentros, manjericão, espinafres, abóboras, agriões, beterrabas, salsa e tomate.
Como fazer
1. Depois de escolhido o recipiente, devemos verificar se tem a base perfurada, caso não tenha, devemos abrir dois ou três furos na base do mesmo para garantir o escoamento da água de rega em excesso.
2. Revestir o fundo do recipiente com as pedrinhas, com altura aproximada de dois dedos, que funcionam com material drenante.
3. Colocar o composto até ao topo do recipiente, compactando-o ligeiramente com a mão ou com uma pá.
4. Abrir uma cova no centro do recipiente com um dedo, à profundidade recomendada no pacote da semente escolhida.
5. Colocar as sementes na cova e cobri-la com composto, sem compactar. o número de sementes por cova depende do seu tamanho, não devendo ser inferior a três.
6. Pulverizar, é a forma mais simples de regar sem estragar.
7. Após a rega, se o composto tiver abatido muito, adicionar mais composto sem compactar.
8. No caso de serem vasos, pode personalizá-los e convém sempre etiquetar escrevendo o nome e data da sementeira.
9. Colocar o recipiente sobre uma base para evitar que pingue para o chão e colocá-lo junto a uma janela ensolarada para que apanhe sol.
Como manter
Nunca esquecer de regar, até à germinação o composto deve estar sempre húmido sem estar encharcado para não apodrecer a semente. (Até germinar é mais fácil regar com um pulverizador).
Regue de preferência de manhã e verifique (espetando o dedo) ao final do dia se o composto ainda está húmido.
Quando as plantinhas tiverem mais do que duas folhas cada, convém fazer uma seleção (deixar apenas uma por vaso/copo ou por cuvete da caixa de ovos).
Quando as plantas atingirem no mínimo três folhas (no caso das plantas de folhas, alface, etc) e dois andares no caso do tomate, pimento, etc) temos de as mudar para o jardim ou horta (se tivermos) ou para um vaso ou floreira se tivermos varanda ou terraço.
Dicas para os materiais
- Aproveitar caixas de ovos, embalagens, copos ou garrafas de plástico
- A utilização de recipientes transparentes permite que as crianças observem o crescimento e o desenvolvimento do sistema radicular da planta
- As sementes e o composto encontram-se à venda nos mercados locais, nas lojas da especialidade e em hipermercados
- As pedrinhas podem ser apanhadas num passeio pelo parque ou pelo campo e devem ter um diâmetro aproximado de 2 cm.
Fotos: Marta Vassalo Monteiro
Leia também: Dicas para jardinar em família
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.