Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 5 a 11 de abril

Uma Semana Santa triste e chuvosa, muitas pessoas tinham programado férias para esta semana, mas infelizmente teremos de ficar todos por casa, a bem da nossa saúde e dos outros.

Vamos aproveitar para cuidar das nossas plantas, uma excelente altura para fazer as mudanças de vaso, dividir algumas plantas e fazer novas plantações e sementeiras.

Vá acompanhado o nosso site e os vídeos para ter sempre inspiração para jardinar e não perca no nosso passatempo em parceria com a Einhell, veja como pode participar e ganhar um kit de ferramentas fantástico para fazer os seus trabalhos de bricolage

Nos dias 5 e 6 plante e semeie frutos

Pessegueiro

As árvores de fruto são uma mais valia em qualquer espaço de jardim, pomar ou mesmo varanda.

A grande limitação das árvores de fruto é a exigência de pelo menos 5 a 6 horas de horas de sol diárias.

Sem estas horas a árvore não vai conseguir frutificar. Para as cultivar em vaso deve ter um com pelo menos 50 ou 60 cm de altura e de diâmetro. Pode experimentar e plantar um pessegueiro.

Condições de cultivo

Zonas quentes com 5 a 6 horas de sol direto por dia, solos com textura franco-limoso ou sílico-argilosos, profundos e bem drenados, arejados e férteis com matéria orgânica e profundidade maior que 50 cm.

O pH deve ser de 6,5-7,0. Devem ser regados com abundância assim que começa o crescimento do fruto no verão ou em períodos de seca.

É importante fertilizar e segundo o nosso especialista Pedro Rau, deve usar-se estrume de ovelha e vaca, farinha de ossos e composto ou/e regar com chorume de vaca bem diluído.

Como adubo verde pode usar-se: azevém anual, ervilha forrageira, rabano, favarola, luzerna e mostardeira.

Propriedades medicinais do pêssego

Na culinária é utilizado em tartes, doces, conservas, licores sumos é comido como fruto fresco.

A nível, medicinal, as flores e as folhas tem propriedades calmantes. E o fruto atua como energético, diurético, laxante e depurativo.

Nos dias 7, 8 e 9 pode semear e plantar raízes

Cebola

18 a 24 de novembro

A cebola é indispensável em grande parte dos pratos culinários portugueses e por isso indispensável na sua horta, jardim ou mesmo em floreira desde que esta seja profunda (30-40 cm), para garantir o seu bom desenvolvimento radicular.

A cebola é uma hortícola originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome científico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Condições de cultivo

Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de zonas com muito sol, um solo com o ph entre 6-6,8, rico em matéria orgânica e sem pedras.

Deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento

Como semear

Pode fazer já a sua sementeira de cebolas em local protegido, pois não toleram bem as geadas.

Semeie em tabuleiros ou em estufa, e mais tarde transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras.

Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas), neste caso só as deve plantar mais tarde, quando não houver perigo de geadas.

A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, th e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Nos dias 10 e 11 pode semear e plantar folhas

Acelga

Esta é uma hortícola deliciosa que antigamente se consumia bastante em Portugal, que desapareceu mas que voltou a entrar nos hábitos alimentares e é excelente para a saúde.

Pode ser consumida em sopas, salteados ou estufados. Tem um travo picante que dá um gosto especial aos seus pratos.

Tem ainda a vantagem de ser uma hortícola muito bonita com os seus caules coloridos, enfeita a horta de forma única!

Condições de cultivo

Uma planta muito rústica e resistente, dá-se bem em qualquer tipo de solo, de preferência alcalino. Não precisa de muitas horas de sol direto, aguenta temperaturas baixas.

Como semear

Pode semear em tabuleiros e mudar para vasos ou para o sol direto quando atinge 8-10 cm de altura.

Quando a plantar na horta deixe 30 cm de distancia entre plantas. Quando colher pode optar por cortar a planta toda ou colher folha a folha (opção mais racional e duradoura), colhendo só o que vai consumir.

Propriedades medicinais e benefícios da acelga

Para além de ser muito nutritiva é tem várias propriedades medicinais; laxante, diurética e regeneradora dos tecidos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar