Manutenção Geral

Dicas de verão para o seu jardim de hortícolas, sebes e ornamentais

Agora que estamos mais por casa e a desfrutar das férias, há que recordar quais as dicas de verão e as tarefas que não podem ser esquecidas.

Poda de sebes formais

Se as suas sebes formais, por exemplo de buxo (Buxus sempervirens) cresceram muito durante a Primavera e a primeira parte do Verão perderam a forma, aproveite este mês para fazer os desbastes necessários.

Nesta altura do ano, os cortes não causam sofrimento às plantas. Recorra a truques, como instalar um cordel bem esticado ao longo das sebes para fazer uma guia e recortar correctamente.

Leia mais: 7 arbustos com flor para qualquer época do ano

Sem musgo

Em zonas húmidas e frondosas pode surgir musgo, que inibe o relvado e se não for controlado acaba por cobri-lo.

Para prevenir, convém melhorar a drenagem, picando o solo com uma forquilha. Isto vai favorecer a circulação do ar e permitir que a água chegue às raízes em vez de causar alagamentos.

Se entretanto o musgo já surgiu, raspe as zonas afectadas com o ancinho e arranque-o pela raíz.

Hortaliças maiores

Se as suas cenouras, rabanetes, alhos-porros ou batatas não alcançam o tamanho desejado, é provável que estejam plantados muito juntos.

Para conseguir tamanhos maiores, recomendamos retirar algumas plantações algum tempo após a sementeira, ou respeitar as distâncias de plantação ao semear.

Esta última opção é menos recomendável porque o mais prático é semear à mão.

Evite fruteiras com ramos quebrados

Pessegueiros, damasqueiros e outras fruteiras de caroço encontram-se em plena produção. Isto implica um grande peso para os ramos que podem partir-se.

Por isso, recomendamos tomar medidas de prevenção; por exemplo, suster os ramos com estacas; ou colocar um pau mais alto que a árvore junto ao tronco e atar a este os ramos principais.

Urtigas para facilitar o enraizamento

Mais natural que as hormonas de enraizamento, mais económico e igualmente eficaz é a calda de urtigas fermentadas, muito fácil de preparar.

Instruções:

  1. Encha um balde com urtigas, frescas ou secas.
  2. Sem apertar, junte água limpa até ficarem cobertas e deixe repousar a mistura ao Sol.
  3. Após alguns dias, o caldo fica acastanhado e depois de uma semana exalará odor a estrume.
  4. Convém remexer uma vez por dia para facilitar o processo.
  5. No final da preparação, introduza a extremidade das estacas no caldo e plante em substrato de qualidade.

Nicotiana: planta armadilha

Dicas de verão BÓNUS!: A planta do tabaco, a Nicotiana sylvestris, atrai a mosca branca e trips, que ficam pegadas aos seus ramos e folhas pegajosas.

Pode usar esta planta como armadilha, instalando-a entre cultivos sensíveis a estas pragas. Além da nicotiana, outras plantas, como os cravos-túnicos, afugentam e envenenam diversos insectos

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar