Jardinar em família é acima de tudo uma óptima oportunidade para passar tempo de qualidade ao ar livre com os seus filhos.
É um meio propício para fazer crescer as primeiras sementes de interesse sobre ciência e natureza.
Claro que o nível de entusiasmo, envolvimento e atenção dependem grandemente da idade das crianças e jovens.
Mas, começando em pequenas, as crianças terão uma curiosidade natural pelas actividades propostas, especialmente se estas envolverem meter as mãos na terra.
O que é que a jardinagem nos pode oferecer?
Educação sobre as origens da alimentação – é uma experiência incrível para a criança plantar qualquer coisa no jardim, colhê-la e poder comê-la.
Descoberta da natureza – de insectos e bichos rastejantes a minhocas e lindas borboletas – seja corajoso e abrace a natureza!
Aprender sobre o ciclo de vida das plantas – é fascinante ver um rebento sair de uma semente, acompanhar o seu crescimento e vê-lo transformar-se numa saudável planta com frutos.
Desenvolvimento de responsabilidades – aprender que cada planta precisa ser regada e tratada para sobreviver e desenvolver-se, pode ter benefícios para uma criança ou jovem.
As crianças adoram ajudar. Comece por comprar algumas ferramentas infantis numa secção de brinquedos. São seguras e têm o tamanho adequado para as suas pequenas mãos.
Envolva as suas crianças
Sente-se com os seus filhos, peça-lhes ideias sobre o que plantar e onde. Isto vai permitir que lhes comece a ensinar sobre a luz do sol, a sombra, a água e outras dicas de jardinagem.
Deixe-as ter o seu espaço
Se tudo o que eles fazem é ver os pais cuidar do jardim, perderão o interesse nesta actividade. no entanto, se tiverem um espaço para plantar pelo qual são responsáveis, isso faz aumentar o seu envolvimento e manter o seu interesse.
Simplifique
Comece por semear ou plantar vegetais e outras plantas de crescimento rápido. A duração da atenção de uma criança não é muito longa e se não vir resultados começa a desmotivar-se.
Se, no entanto, observar resultados rápidos, resultantes dos seus esforços, mais facilmente se manterá envolvida. As crianças pequenas adoram plantas que estimulem os sentidos (toque, visão, som, sabor e cheiro).
Plantas com folhas suaves ou flores coloridas, gramíneas que ondulam com o vento, plantas aromáticas, flores perfumadas, frutas e vegetais.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.