Visita | Uma obra-prima da arquitetura paisagista

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

Na idealização deste jardim, procurou-se que a forma dos bosques e clareiras, a presença da água, o contraste da luz e da sombra respondessem ao apelo de uma cultura mediterrânica e à essência das nossas paisagens. — Gonçalo R. Telles Percorra um dos mais emblemáticos jardins modernistas numa visita orientada para grupos particulares, e deslumbre-se com os recantos onde a geometria subtil mimetiza a própria natureza e celebra a paisagem mediterrânica. Projetado na década de 60 pelos arquitetos paisagistas António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles, o Jardim Gulbenkian constitui-se como uma «micropaisagem» que oferece ambiências, em vez de caminhos e canteiros. Da relação entre orla e clareira, ao esplendor da luz e à pujança da natureza, descubra os fundamentos deste projeto de referência na arquitetura paisagista em Portugal. Para maiores de 16 anos.

Oficina | Fotografia e Botânica

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

Neste ciclo de oficinas explorar-se-ão as relações simbióticas que se podem desenvolver entre as plantas e diversos processos fotográficos históricos e/ou alternativos. Com o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e a sua diversidade como pontos de partida, os participantes serão convidados a explorar o espaço, conhecer algumas das espécies emblemáticas cujas propriedades podem ser exploradas por diversos processos fotográficos, e produzir uma série de imagens nas quais o convencional uso da câmara fotográfica é comutado pela exploração dos atributos de variados espécimes botânicos presentes no Jardim. Tema: Antotipia Para maiores de 16 anos.

Visita | Plantas comestíveis e medicinais

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

As plantas silvestres são as que surgem espontaneamente em cada região onde evoluíram e constituem a base ecológica da qual a vida depende, incluindo os animais e as pessoas. Estas desempenham um papel fundamental na regeneração da vida natural e equilíbrio dos sistemas ecológicos, quer no interior das cidades, quer nos ecossistemas agrícolas − possuindo ainda uma importância socioeconómica pelas utilizações que oferecem, nomeadamente para fabrico de medicamentos, corantes, fibras, entre outras, mas também pelo seu valor para a dieta humana. Na companhia de Fernanda Botelho, autora de livros sobre plantas silvestres comestíveis e medicinais, vamos conhecer algumas destas plantas e o seu valor, para as saber apreciar e usar! A visita realiza-se no jardim, independentemente das condições atmosféricas, por isso os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. A atividade só será cancelada, em caso de condições atmosféricas extremas. Para maiores de 16 anos. Fotografia de Gonçalo Barriga.

Webinar | Agricultura Biológica e a Saúde: A Importância da Alimentação Biológica na Gravidez

A AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica integra atualmente um projeto “OrganicFood4Future” em parceria com a ECOVALIA (Associação Espanhola de Produção Biológica). O objetivo deste projeto/campanha e das suas iniciativas é promover o consumo de alimentos biológicos europeus em Espanha e Portugal e aumentar o reconhecimento do selo europeu de certificação biológica. Uma das iniciativas deste projeto é a elaboração e divulgação de Webinares Gratuitos de Agricultura Biológica que têm como tema principal a Agricultura Biológica, e que são dirigidos a consumidores e profissionais do setor da Agricultura Biológica. O próximo Webinar irá decorrer na segunda-feira, dia 24 de junho de 2024 das 18h00 às 18h45, e o tema será: Agricultura Biológica e a Saúde: A Importância da Alimentação Biológica na Gravidez.

Festival | Jardins Abertos PORTO

porto Porto

O festival Jardins Abertos, um evento já consagrado em Lisboa, irá acontecer pela primeira vez no Porto. Os jardins da Invicta irão abrir ao público, gratuitamente, nos dias 29 e 30 de junho. Saiba mais aqui.

Oficina | Fotografia e Botânica

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

Neste ciclo de oficinas explorar-se-ão as relações simbióticas que se podem desenvolver entre as plantas e diversos processos fotográficos históricos e/ou alternativos. Com o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e a sua diversidade como pontos de partida, os participantes serão convidados a explorar o espaço, conhecer algumas das espécies emblemáticas cujas propriedades podem ser exploradas por diversos processos fotográficos, e produzir uma série de imagens nas quais o convencional uso da câmara fotográfica é comutado pela exploração dos atributos de variados espécimes botânicos presentes no Jardim. Tema: Clorofilotipia e Lumen Prints Para maiores de 16 anos.

Workshop | A Arte de Ilustrar a Natureza

Lisboa

Neste workshop iremos abordar a técnica de scratchboard, as fases de aplicação da técnica, como aplicar claros/escuros para dar a noção de volume e detalhes, com o objetivo de criar uma ilustração de carácter realista, de uma espécie da nossa biodiversidade. Local      - Av. Almirante Gago Coutinho nº 46, 1700-031 Lisboa Data       - 30- 06-2024 Horário – 14h às 18h

Oficina | Fotografia e Botânica

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

Neste ciclo de oficinas explorar-se-ão as relações simbióticas que se podem desenvolver entre as plantas e diversos processos fotográficos históricos e/ou alternativos. Com o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e a sua diversidade como pontos de partida, os participantes serão convidados a explorar o espaço, conhecer algumas das espécies emblemáticas cujas propriedades podem ser exploradas por diversos processos fotográficos, e produzir uma série de imagens nas quais o convencional uso da câmara fotográfica é comutado pela exploração dos atributos de variados espécimes botânicos presentes no Jardim. Tema: Fitografia Para maiores de 16 anos.

Festival das Artes QuebraJazz

Coimbra

180 músicos em 34 momentos culturais De 17 de julho a 31 de agosto, numa combinação de celebração cultural, educação e entretenimento, o 15º Festival das Artes QuebraJazz vai realçar e romantizar através das artes, a importância e o papel fundamental que os “Mensageiros” tiveram, inspirando e impactando a sociedade de maneira significativa através da disseminação de informações, ideias e cultura. No 15º Festival das Artes QuebraJazz, temos a oportunidade de homenagear duas datas emblemáticas da nossa história e cultura – os 500 anos do nascimento de Luís de Camões e os 50 anos do 25 de Abril. Luís de Camões, nosso maior poeta, nasceu há meio milênio, e a sua obra imortal, Os Lusíadas, continua a ressoar através dos séculos. Camões, um verdadeiro mensageiro da nossa língua e cultura, capturou a essência do espírito português, celebrando as nossas aventuras, dores e glórias. Seus versos são mais do que meras palavras; são mensagens de coragem, de esperança e de perseverança. Em cada estrofe, encontramos a alma de um povo que navegou pelos mares desconhecidos, enfrentou tempestades e desvendou novos mundos. Local: Quinta das Lágrimas e Quebra Costas, Coimbra   Fotografia de Hugo Pinheiro.

Jazz em Agosto

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

Festival de jazz retorna ao jardim da Fundação Calouste Gulbenkian. A 40ª edição conta com 17 concertos distribuídos pelo Anfiteatro ao Ar Livre, Grande Auditório e Auditório 2, "reunindo no espaço do festival as escolhas musicais que consideramos ser as mais marcantes e desafiadoras no jazz e na música criativa menos acomodada do tempo presente." Direção Executiva de José Pinto. Direção Artística de Rui Neves.

Curso | Compostagem e vermicompostagem

Aprenda a valorizar os resíduos domésticos para fertilizar a horta e os canteiros. Programa  1. Conceitos, princípios e objetivos 2. Valorização dos resíduos, materiais e condições essenciais para compostagem e vermicompostagem 4. Compostores e vermicompostores 5. Preparação e Controlo 6. Características do produto final Público-Alvo: Público em Geral Local: Plataforma E-Learning Datas: 9 a 16 de agosto de 2024 Data-limite de inscrição: 08 de agosto Duração: 4 horas Sessões Síncronas:  – 09 de agosto, da 18h00 às 20h00 (sexta-feira); – 16 de agosto, das 20h30 às 22h30 (sexta-feira); Emissão de certificado Agrobio.

Festival | Azores Burning Summer

Açores

O Eco Festival Azores Burning Summer regressa à praia dos Moinhos no Porto Formoso, nos dias 30 e 31 de agosto, para comemorar a sua 10ª edição de forma especial e em sintonia com a Natureza. Quatro noites de cinema na praia e uma noite dedicada à música cabo-verdiana, são as novidades para 2024. Saiba mais aqui.