Notícias

Expojardim 2019, mais uma edição de sucesso

A Expojardim decorreu nos dias 22, 23 e 24 de março na FIL e a Revista Jardins teve presente para lhe mostrar todas as novidades. A edição de 2019 foi um sucesso e contou com 200 expositores, 320 marcas e 40 oradores.

Várias marcas destacaram os seus lançamentos apostando em stands originais e apelativos. A STIHL  multinacional alemã que comercializa maquinaria florestal, agrícola e de jardinagem, esteve presente com o seu novo mote “Laranja é o novo verde”. Apresentou o corta-relvas a bateria RMA 235 com o novo modo ECO que se adapta automaticamente às condições da relva. Este permite aumentar a autonomia da sua bateria.

A marca VILLAGER é agora representada pela GROW Iberia através dos seus concessionários. Foi possível conhecer a sua gama de produtos da nova marca, que abrange as áreas de jardinagem, agricultura, floresta, ferramentas elétricas, consumíveis e vestuário de segurança.

Também a Husqvarna apresentou o seu novo robô corta-relva Automower® 435X AWD.  Possui tração às quatro rodas, inteligência artificial por voz, integração com a Alexa da Amazon e o Google Home. É até capaz de subir encostas íngremes com uma inclinação de até 70%.

Por sua vez, a Einhell apresentou o seu Power x-change, com sistema revolucionário de bateria sem-fios para a para garagem e jardim. O novo sistema com baterias de 18 V de três capacidades diferentes podem ser instaladas e fazer funcionar 20 ferramentas distintas. Além disso, foi possível conhecer os corta-relvas da marca. 

Preocupações com sustentabilidade

A Gardena mostrou que este ano o foco está na sustentabilidade, com a máxima “cada gota conta”. No digital, apostou em robôs corta-relva e sistemas de controle de rega através de App e na gama de ferramentas a bateria. Há também mais novidades como o Aspirador Gardena exterior, o Programador Gardena Master Lluvia 2019 e o novo sistema de rega gota-a-gota Micro Drip. Este último contribui significativamente para uma economia de água.

Rain Bird, marca de sistemas de rega que é uma referência em todo o mundo, apresentou novas produtos e sistemas que permitem um uso inteligente da água. Esta é uma marca cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e com a poupança de água em particular. A Viplant esteve presente na feira com a sua parceira Piramidal e com uma mostra de algumas das suas plantas e dos seus serviços. Durante a Exposição organizou  vários workshops sobre plantas e flores.

As novidades passaram também pelas  apresentou as estruturas verticais com Tillandsias da marca Up Gardens. As vantagens destas estruturas são claras: não necessitam de terra; não necessitam de sistema de rega complexo; têm filtragem natural do ar (15 a 20 plantas por 150 m2); reduzem o efeito de SBS (Sick Building Syndrome); possuem capacidade de neutralizar ondas eletromagnéticas; são estruturas fixas ou móveis.

Já a Nutrofertil, sob o mote “juntos, a nutrir o futuro desde 1976” também esteve presente com um expositor de substratos, mostrando toda a nova gama dos novos substratos  para utilizadores particulares e amadores, nomeadamente o substrato catos e suculenta, roseiras, aromáticas, próteas e orquídeas.

A Play Planet, empresa com várias representações de equipamento infantil, relvas sintéticas, paredes verdes artificiais, apresentou muitas novidades. De destacar uma mesa de mistura para exterior onde se pode ligar todo o tipo de equipamentos e ouvir música através das mais variadas plataformas (Spotify, iTunes).

Ao nível da produção de plantas autóctones, que é uma tendência atual cada vez com mais procura,  destacamos os Viveiros Sigmetum e as Sementes de Portugal. Estes apresentaram uma série de opções de plantas autóctones. De facto, cada dia se produzem mais variedades que irão estar  disponíveis no mercado.

Houve também espaço para novas marcas com produtos inovadores e ecológicos (como os canteiros em mala)  apresentarem as suas novidades.

Muitos foram os Centros de Jardinagem, viveiros e produtores de plantas presentes, como a Vasverde, produtora de tapetes de relva; Jardim Sintra,Centro de Jardinagem de referencia em Sintra; Viveiros São Lourenço, entre outros.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar