Plantas

Flores preparadas para o outono

Ciclâmenes

Chegado o tempo mais frio, com dias cada vez mais curtos e chuvosos, é a altura certa para escolher algumas plantas com flor para dar cor e alegria ao seu jardim, terraço ou varanda durante o outono e inverno. As plantas de temporada de inverno conseguem oferecer uma floração abundante até à chegada do calor de primavera. Ideal para utilização em bordaduras de canteiros, em floreiras ou mesmo em cestos de pendurar.

Cuidados a ter com as plantas de temporada

As plantas de temporada devem ser plantadas ao sol, em terrenos bem drenados e enriquecidos com substrato rico em matéria orgânica. Estas plantas não suportam solos encharcados nem terrenos argilosos. A rega deverá ser ocasional, mantendo o substrato húmido mas não em demasia. Regar preferencialmente de manhã para evitar que o excesso de humidade se mantenha demasiadas horas, podendo promover o aparecimento de fungos. Uma operação de manutenção importante é ir retirando as flores velhas e secas tanto dos ciclâmenes como das prímulas para garantir uma floração mais prolongada.

Ciclâmenes

Os ciclâmenes são as minhas plantas de eleição para esta época mais fria. As suas flores elegantes e profusas criam ambientes muito bonitos de cores alegres. As flores podem ser vermelhas, de diversos tons de rosa, liláses, brancas ou bicolores. As folhas são verdes-escuras, com manchas brancas e com um efeito marmoreado. Com a chegada do calor, as flores e as folhas vão murchando e desaparecendo, ficando um bolbo debaixo da terra que às vezes rebenta no ano seguinte.

Prímulas

Prímulas

As prímulas, também chamadas primaveras, são herbáceas de pequeno porte, sem caule e com folhas grandes, arredondadas e com as bordas dentadas. As suas flores, de cores alegres e decorativas, atingem o seu máximo esplendor no fim do inverno.

Amores-perfeitos

Amores-perfeitos

Os amores-perfeitos são as plantas mais comuns e tradicionalmente utilizadas nesta estação. Existem dezenas de variedades de flores e conjugação de cores. São plantas fáceis de propagar por semente, demorando 1-4 semanas a germinar. Eu gosto particularmente da espécie Viola cornuta, de flores mais pequenas, que ficam lindas num cesto de pendurar.

Curiosidade: Uma característica interessante das flores dos amores-perfeitos é o facto de serem comestíveis e aparecerem cada vez mais a dar um toque especial às saladas ou sobremesas dos chefes de cozinha.

Tome nota:

  • Plantas de temporada mais populares: Viola, cíclame, prímula.
  • Particularidade: Florescem desde o outono até à primavera.
  • Plantação: Sol ou meia-sombra.
  • Tipo de solos: Utilizar substrato de plantação rico em matéria orgânica e com boa drenagem.
  • Rega: Ocasional, mantendo o substrato húmido, mas sem encharcar.
  • Utilização: Bordaduras, vasos, floreiras ou cestos de pendurar.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar