Frutícolas

Tenha os seus frutos preferidos em vaso

Desfrutar dos prazeres da horta sem ter um terreno para plantar pode ser uma realidade no terraço. Aplique estas ideias.

Citrinos: Longe do frio

Em grandes vasos de barro ou em jardineiras de madeira, os citrinos ficam elegantes e decorativos. A beleza das suas folhas brilhantes e dos frutos pendentes apenas é superada pelo aroma que as flores expelem a partir de agora. Proteja das geadas e adube durante todo o ano para manter o crescimento Não deixe o substrato secar e pode os rebentos na primavera.

Groselha: Com cobertura

Os frutos do groselheiro branco, variante do vermelho Ribes rubrum, estão prontos para desfrutar a partir de meados do verão. Cresce como arbusto entre 1,2 e 1,5 m, em terrenos ricos e zonas de meia sombra. Com sulfato de potássio e uma capa de composto sobre o substrato, melhora a frutificação.

Acelgas: Em zonas frescas

Substrato rico, humidade constante e um pouco de Sol é o que necessita a acelga (Beta vulgaris). Escolha a de folhas brancas, mais saborosa se a pretende aproveitar completamente; a de talo vermelho, da qual só se comem as folhas, para dar cor ao terraço. Coloque em cantinho fresco e na altura certa colha as folhas uma a uma, assegurando que se encontram tenras e meçam pelo menos 25 cm.

Tomates: Que não falte água

Em sabor e em capacidade ornamental não têm rival e apenas necessitam poucos cuidados. escolha um local com Sol e resguardado com terra fértil e porosa. Semeie ou plante quando passou a época das geadas e, no primeiro caso, transplante para vasos individuais de 7 cm quando tiverem as primeiras folhas. Os tomates cultivados em vaso necessitam muita água e adubo, embora regularmente.

Morangos: Em qualquer clima

Não há colheita mais saborosa que a dos morangos. Adaptam-se a qualquer clima desde que não submetidos a condições de calor ou frio intensos e o seu pequeno porte facilita o desenvolvimento em vasos e jardineiras. Não gostam do substrato encharcado e devem ser colocados em locais soalheiros e protegidos. Para que os frutos não se estraguem, mantenha os talos erguidos com tutores.

Pimentos: Os mais exigentes

Os pimentos crescem bem em vaso se expostos ao Sol, receberem água suficiente e estiverem bem adubados. Se comprar sementes tem que as colocar no interior para conseguir que assentem, algo desnecessário se recorrer, após as geadas, a plantas crescidas. transplante imediatamente para vasos maiores para não asfixiar as raízes.

Fruteiras bem formadas

Existem fruteiras que podem ser podadas para manterem a forma de uma árvore de ramo único que não ultrapasse 1,5 m. Faça por etapas. Comece entutorando e cortando um terço dos ramos laterais. Quando superar a altura final, pode o ramo principal sobre uma gema forte e elimine os laterais podados antes. Por fim, seleccione rebentos para formar a copa e desbaste entre 3 a 5 folhas. A partir de agora, de forma periódica.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar