Pragas e Doenças

Gorgulho

Conheça as principais características desta praga e como combatê-la.

Praga

Gorgulho, lixus de fava ou gorgulho da fava (Lixus algirus)

Características

Insetos que no estado adulto, medem 1-1,8 cm. O corpo tem forma cilíndrica, de cor castanho-escuro, ou preta, coberto com uma camada de “pó” amarelo. A larva tem a cor branca.

Ciclo biológico

O gorgulho passa o inverno no estado de adulto. Na primavera, o adulto sai do solo e começa a sua atividade nutricional, alimentando-se das folhas e colocando os ovos (120) no interior dos caules. As larvas nascem passados 15 a 20 dias, alimentando-se das folhas e fazendo pequenas galerias. Ao fim de 10 a 17 dias, a larva transforma-se no estado adulto. Esta espécie só tem uma geração por ano.

Plantas mais sensíveis

Favas, alcachofra, malvas, pessegueiros, damasqueiros, pereiras e marmeleiros.

Danos

Os mais importantes ocorrem no caule das plantas, que ficam danificados pelas galerias feitas pelas larvas, especialmente nas favas e plantas da família das alcachofras e malvas. Nas outras plantas, verificam-se pequenas lesões nas folhas, provocadas pelo inseto no estado adulto.

Combate biológico

Prevenção

Eliminar as ervas espontâneas, especialmente as da família dos cardos; rotação de culturas, com um ciclo superior a 2 anos; efetuar uma lavoura superficial para trazer o inseto à superfície; reduzir ao máximo a adubação azotada; aplicação de cintas (cola sobre papel parafinado) nos troncos das árvores de fruto, desde o mês de março.

Luta biológica

O parasitóide Habrocytus lixi Sarra (pequenas vespas); Anaphes leptoceras Debauche e Tachina larvarum L. Deve-se estimular também um ambiente propício à vida de répteis como as lagartixas, sardões e salamandras, bem como muitos pássaros.

Foto: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar