Passo a Passo

Grinalda de folhas e pétalas

Uma forma de encontrar formas novas e empolgantes de as crianças se envolverem com a Natureza.

É tão bom encorajar esse contacto de forma criativa e proporcionar projetos para desenvolverem as suas habilidades motoras! Esta atividade de grinalda natural preenche todos os requisitos!

A coordenação olho-mão é fortalecida, e os músculos motores finos das mãos e braços são trabalhados. Vão adorar a rapidez e facilidade de concretização da atividade e, como usamos elementos naturais, fica muito em conta ou até mesmo sem qualquer custo, se tiverem agulhas e linhas em casa. Se não tiverem a possibilidade de ter pétalas, não faz mal! Folhas variadas são suficientes e fazem uma grinalda verde linda! E, se não se sentirem confortáveis com o manuseio de uma agulha, experimentem usar um pequeno galho! Tudo sempre acessível! Uma sugestão para o Dia da Mãe ou simplesmente para decorar a casa.

Envolvam as crianças do início ao fim, levem-nas a passear com um pequeno cesto para que possam ajudar a escolher e recolher os galhos e as folhas que vão usar nesta atividade motora fina. O passeio dá-lhes ainda a oportunidade de correr e desenvolver todas as habilidades motoras grossas ao ar livre!

Um bónus: esta atividade de enfiamento de folhas e pétalas também proporciona uma experiência sensorial rica para as crianças, enquanto exploram a visão, o tato e os cheiros e ainda aprendem a reconhecer as folhas e flores de cada espécie!

MATERIAL NECESSÁRIO

Seleção de folhas de diferentes tamanhos, formas e cores, pétalas variadas

Agulha (pode escolher uma maior ou uma infantil ou ainda usar um galho fino para o efeito)

Fio de juta, cordel, lã ou linha (conforme o tipo de agulha)

COMO FAZER

DICA

Nesta atividade, as crianças são incentivadas a usar as duas mãos simultaneamente, segurando a folha/pétala com uma mão e furando e empurrando a agulha com a outra.

Se tem crianças um pouco mais crescidas, desafie-as com alguns graus de dificuldade:

• Ordenar as folhas e pétalas de acordo com o tamanho, da maior para a menor, por exemplo;

• Usar padrões de 2 passos para seguir de acordo com a cor, forma ou tamanho: grande, pequena, grande, pequena ou vermelha, verde, vermelha, verde…

• Incentivar a criação de padrões pelas crianças, com base na oferta de folhas que têm, isto ensina-lhes a gerir os recursos disponíveis;

• Registar os padrões usados em desenho livre ou esquemático, com canetas ou lápis de cor.

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