Hortícolas

Horta biológica na escola (parte II – material necessário)

 

Depois de definidos os objetivos e a escolha do local da horta, é essencial termos todas as ferramentas para poder trabalhar na horta durante o ano letivo.

 

Na escolha do equipamento básico ou materiais, temos sempre de ter em atenção que as crianças podem ter entre 3-5 anos, para o ensino pré-escolar, e 6-18 anos, para o ensino básico. Ao escolher as ferramentas, será preciso ter em atenção as alturas dos alunos. Assim, devemos verificar:

Cabos de ferramentas de vários tamanhos desde 30-150 cm.

Pontas dos sachos e escarificadores que não sejam agressivas.

Pegas fáceis para as mãos delicadas das crianças.

O peso das ferramentas (não pode ser grande), devendo ser ajustado ao peso e estatura das crianças.

Qualidade boa (ex.: aço inoxidável), resistente a corrosão e ferrugem.

Nas várias tarefas que vamos desempenhar na horta, é necessário saber usar estas ferramentas da melhor maneira. Não esquecer que temos de cuidar destes equipamentos, limpando-os, oleando-os e armazenando-os em locais próprios, longe do sol e da humidade.

 

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Vamos agora descrever as várias funções das ferramentas agrícolas e a sua utilização nas tarefas da horta:

horta na escolaEnxada rasa de cabo comprido – Utilizada numa fase inicial para cavar, retirar as ervas espontâneas, revolvendo e desterroando o solo, arejando-o. Também serve para fazer regos ou no arranjo de canteiros e caminhos na horta.

Ancinho de cabo grande – De 14-16 dentes curvos com largura de 30-40 cm. Deve ser resistente, para ser utilizado depois de se cavar ou sachar, serve para limpar as ervas, folhas e pedras, alisar, nivelar o solo e cobrir as sementes.

Ancinho manual – Deve ter uma pega ergonómica para a mão e ter apenas cinco dentes, a largura de trabalho é de apenas 8-9 cm. Mais adaptado para crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.

Escarificador de mão – Ou garra de mão, de 3-5 dentes possui uma largura de 6-7 cm. É uma ferramenta muito utilizada durante o crescimento das plantas. Ideal para soltar o solo, arejando-o e descompactando, e retirar as ervas espontâneas que estão à volta das plantas da horta.

Regador – Deve ser resistente, de plástico (mais leve e duradouro) ou metal, com boas pegas e deve ter capacidade de levar 1,5-3 litros de água e também deve ter uma cabeça para regar por “aspersão” (tipo chuveiro). Utilizado para rega das plantas desde a sementeira ou plantação.

Sacho – Para cavar, arejar, revolver a terra, destorroar, eliminar as ervas espontâneas e misturar o composto ou adubo natural com a terra. O sacho deve ter dois lados; além da forma de sacho retangular, também pode ter um bico (peta) ou 2-4 dentes. O material tem de ser de aço temperado, e o cabo adaptado às idades das crianças.

Sachos de mão – Devem ser de aço galvanizado e ter um punho ergonómico fácil de segurar.

Carrinho de mão – Convém ter roda pneumática, pois tem mais estabilidade e é mais fácil andar em terrenos difíceis. A capacidade deve ser de 90-110 litros. Para transportar composto, ervas espontâneas, pedras, produtos da horta, ferramentas e materiais pesados.

Pá grande de ponta – Para escavar, remover a terra, transportá-la (especialmente para solos duros, pesados), espalhar o composto no canteiro, ajudar na limpeza de folhas e pedras. Pode ser uma pá de ponta ou bico larga e com pega ergonómica.

Pás pequenas ou transplantadoras (manuais) – São também chamadas pás para plantas, têm um punho fácil de segurar de plástico e devem ser de aço de boa qualidade. Servem para transplantar, plantar, abrir pequenas covas e espalhar composto.

Tesoura de poda – Deve ter pegas ergonómicas e botão de bloqueio fácil (fechar as lâminas) e a capacidade de corte deve ser de 18-30 mm. Serve para cortar as plantas, nomeadamente ramos secos e frutos na altura da colheita.

Tutores ou estacas – Para sustentar ou servir de apoio às plantas que precisam e ajudar na marcação de canteiros e alinhamento nas filas ou valas de plantação e sementeira.

Mangueira – Deve ser resistente à pressão e indeformável, para não enlaçar e torcer, com uma boa espessura nas paredes para ter mais segurança e vida útil. O comprimento deve ser o necessário para fazer chegar a água de um ponto de água à horta.

Balde – Serve para transportar ervas, pedras, composto e plantas e até realizar caldas com plantas que podem servir de adubo.

Plantador – Deve ser de aço galvanizado e pintura anticorrosiva ou plástico duro, com punho fácil de pegar, permitindo fazer buracos cilíndricos para colocar as plântulas com ou sem torrão.

Cutelo ou goiva – Feito de aço galvanizado resistente e com um punho adaptado a mão, deve ter profundidade de trabalho de 14-15 cm e três lados cortantes que permitam arrancar as ervas espontâneas pela raiz.

Luvas – Devem ser adaptadas para manipulações finas e trabalhos de precisão, protegendo as mãos e permitindo liberdade de movimentos. Os alunos ou professores devem trazê-las de casa se acharem que são efetivamente precisas.

Pulverizador de pressão – Deve ser pequeno, de 1-5 litros, pode ser manual ou de dorso e convém ter filtro para encher com líquidos naturais (adubo líquido) elaborados na escola.

Fita métrica de rolo (10-30 m) – Fita em fibra de vidro com duplo revestimento, em caixa, resistente ao choque, com manivela dobrável e rebobinamento rápido com patilha em metal de fixação rebatível. Serve para planificar e medir os caminhos e canteiros da horta e projetar os compassos das culturas.

Fio de sisal – O fio de sisal deve ser de alta resistência, ideal para agricultura, jardinagem e indústria. Serve para orientação dos compassos das culturas e marcação de canteiros e caminhos na horta.

Tabuleiros de sementeira – Podem ser de plástico ou esferovite com alvéolos de vários tamanhos, mas também pode aproveitar rolos de cartão (do papel higiénico), recipientes de plástico, como garrafas, iogurtes e caixas de ovos ou mesmo vasos biodegradáveis. São essenciais para fazer as sementeiras de plantas, que, depois de germinarem e crescerem num ambiente mais controlado, serão transplantadas para o local definitivo.

Botas de borracha e luvas – As botas ou galochas existem de várias cores, são normalmente de borracha e o Interior em tecido para maior respirabilidade e conforto. A sola deve ser antiderrapante para maior segurança ao caminhar. As luvas devem ser para plantar e manutenção (jardinagem); são feitas de vários materiais, mas o poliéster e nylon são os mais comuns. Estas duas peças de vestuário são necessárias para que a criança se sinta mais segura e confortável quando se efetuam trabalhos de manutenção na horta em que há contacto com a terra e outros elementos naturais.

 

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